Prêmio MPT na Escola 2016 abre edital e traz novidades no regulamento

O Ministério Público do Trabalho lançou o edital do Prêmio MPT na Escola 2016. Os coordenadores regionais da Coordinfância têm até 21 de outubro para inscreverem na etapa nacional os trabalhos produzidos pelos alunos nos estados. No total, são R$ 240 mil distribuídos entre as categorias Conto, Esquete Teatral, Música, Pintura, Poesia e Curta-Metragem. A cerimônia acontece no dia 09 de dezembro, em Brasília.

A segunda edição do concurso ampliou os segmentos artísticos da competição. Agora, Conto e Poesia são categorias distintas e Curta-Metragem foi acrescentado no regulamento. Outra novidade é a distribuição dos valores entre os cinco melhores trabalhos de cada segmento. "Em 2015, premiamos só o primeiro lugar de cada categoria. Neste ano, buscamos contemplar os cinco primeiros colocados, o que significa que, no total, teremos 30 trabalhos premiados", explica o procurador do Trabalho e gerente nacional do projeto, Antonio de Oliveira Lima.

Ano passado, foram 12 estados participantes da etapa nacional. Para chegarem lá, os estados devem selecionar apenas um trabalho por categoria entre seus municípios. Alunos, professores, coordenadores do projeto nas escolas e nos municípios são mobilizados e agraciados no concurso.

Etapas

Na etapa municipal, cada Secretaria Municipal de Educação (SME) fará a seleção dos trabalhos produzidos por suas escolas. O mais bem avaliado de cada categoria poderá ser inscrito na etapa estadual até 30 de setembro. Eles devem ser postados na internet pela SME, entregues no MPT e/ou encaminhado pelo e-mail premiomptnaescola@gmail.com. No Ceará, as etapas municipal e estadual fazem parte do Prêmio Peteca, que tem cronograma específico (vide regulamento).

Já para a participação na etapa nacional, o coordenador regional da Coordinfância deverá encaminhar os trabalhos para o mesmo endereço eletrônico com as fichas de inscrições, os links dos trabalhos postados no YouTube (curta-metragem, esquete teatral e música), os textos (conto e poesia) e uma foto da tela (pintura).

A avalição dos trabalhos inscritos na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola será realizada por uma comissão julgadora composta por 30 jurados membros do Ministério Público do Trabalho, representantes órgãos e entidades nacionais e internacionais, parceiros nas ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil e escritores, artistas e desportistas que apoiam as ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil.

Requisitos

Poderão disputar a premiação alunos de instituições de ensino que participam do Projeto MPT na Escola em todo o território nacional. Os trabalhos devem abordar o tema trabalho infantil e podem destacar causas, consequências, formas, cenários, políticas públicas e ações de prevenção. A produção e a apresentação dos trabalhos devem ser de autoria exclusiva dos alunos e os educadores devem se limitar às atividades de orientação. Os requisitos específicos das etapas e categorias estão disponíveis no regulamento.

Tags: #Trabalho Infantil, #premioMPTnaEscola

Imprimir