Prêmio MPT de Jornalismo mobiliza imprensa cearense

Redações de jornais e TV, emissoras de rádio e portais de notícias receberam a visita do procurador chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará, Antonio de Oliveira Lima, e da assessora de comunicação do órgão, Juliana Castanha. O motivo foi a divulgação do Prêmio MPT de Jornalismo 2015, que vai eleger as melhores reportagens veiculadas em todo país, entre 1º de agosto de 2014 e 1º de maio deste ano.

Na primeira edição do prêmio, em 2014, a grande vencedora na categoria jornal impresso foi a série de reportagens “Viúvas do Veneno”, do jornalista Melquíades Júnior e da repórter fotográfica Waleska Santiago. Publicada no Diário do Nordeste, a série trouxe relatos de contaminação e morte de trabalhadores rurais expostos ao uso indiscriminado de agrotóxicos na região Nordeste. A equipe acompanhou a luta das viúvas dos trabalhadores em busca de direitos. “Eu faço todas as minhas pautas movido pela indignação. Então se há algo errado, isso me incomoda e eu quero mostrar”, disse Melquíades.

Melquíades Júnior, vencedor do Prêmio MPT de Jornalismo 2014
Melquíades Júnior, vencedor do Prêmio MPT de Jornalismo 2014


Este ano, serão R$ 400 mil em prêmios distribuídos em sete categorias: jornal impresso, revista impressa, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, universitário e repórter fotográfico. A novidade é o Prêmio Especial MPT de Jornalismo. A melhor reportagem entre todas as vencedoras da fase nacional vai receber R$ 45 mil reais. Mesmo valor será concedido à equipe responsável pela melhor matéria com o tema “fraudes trabalhistas”.

No Ceará, a divulgação do Prêmio MPT de Jornalismo começou pelo Grupo O Povo de Comunicação (jornal impresso, portal O Povo Online e rádio O Povo CBN). Na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará, a equipe de comunicação do MPT-CE se reuniu com a chefe de produção Rita Teixeira, o produtor Elias Bruno e o repórter de rede da TV Globo, Alessandro Torres. Eles aproveitaram a conversa com o procurador para elucidar dúvidas e discutir sugestões de pauta para concorrer ao prêmio.



O Prêmio objetiva valorizar a produção de trabalhos jornalísticos veiculados na imprensa brasileira relacionados ao Direito do Trabalho e que demostrem violação das normas constitucionais e trabalhistas vigentes.  Em especial, o prêmio pretende analisar matérias que evidenciem a investigação e a denúncia de injustiças contra os trabalhadores. Os temas para concorrer são: fraudes nas relações de trabalho, trabalho escravo contemporâneo, trabalho infantil, discriminação de gênero, cor e pessoas com deficiência, meio ambiente do trabalho, promoção da liberdade sindical, trabalho portuário e aquaviário e irregularidades trabalhistas na administração pública.

Editores do jornal Diário do Nordeste, TV Diário e rádio Verdes Mares também se interessaram pela temática que o Prêmio contempla. Além do vencedor de 2014, Melquíades Júnior, a editora do Jornal do Meio Dia, Lygia Azevedo, e o repórter da rádio Verdes Mares, Márcio Dornelles, devem selecionar reportagens já veiculadas para inscrição do Prêmio MPT de Jornalismo. “Esse contato mais próximo com o Ministério Público do Trabalho é muito importante. Até porque, na rotina da redação, é desafio encontrar tempo para produzir conteúdo mais elaborado.”, destaca Dornelles.

No grupo Jangadeiro, a divulgação envolveu profissionais do portal Tribuna do Ceará, da rádio Tribuna BandNews e do núcleo de reportagens especiais da TV Jangadeiro. Também receberam a equipe do MPT-CE a diretora da rádio FM Assembleia, Fátima Abreu, e o diretor da TV Assembleia, Adriano Muniz. O prazo de inscrição de reportagens no Prêmio Mpt de Jornalismo termina dia 1º de maio.

Mais informações no site: http://premiomptdejornalismo.com.br/

Tags: #MPT, #PremioMPT, #MPTCE, premioMPTJornalismo ,

Imprimir