Crianças da rede pública vão representar o Ceará em competição nacional

Criado em 2009, no Ceará, Prêmio Peteca estreia este ano versão nacional: o Prêmio MPT na Escola

O Cuca Mondubim foi palco de pequenos grandes artistas na cerimônia de entrega do Prêmio Peteca 2015, realizada nesta terça-feira (22). Crianças que pensam, criam e produzem arte para protagonizar a luta por uma infância plena de direitos e oportunidades. Mais de 450 pessoas de 39 municípios cearenses participaram da solenidade. Os trabalhos vencedores nas categorias conto ou poesia, esquete teatral, música e pintura vão representar o Ceará do Prêmio MPT na Escola em novembro deste ano.

 

A sétima edição do Prêmio Peteca inovou ao trazer, para a avaliação dos trabalhos, diferentes comissões julgadoras. Uma para cada categoria. Profissionais do meio artístico analisaram as apresentações com critérios técnicos. Entre os jurados, estavam o cantor cearense Marcos Lessa, o maestro Walter Oliveira, o ator e diretor de teatro Oscar Roney, a escritora Verônica Oliveira e o ilustrador e escultor Gabriel Muniz. Também integraram as comissões educadores e representantes de entidades comprometidas com a luta em defesa da infância.

Com mais de 200 trabalhos inscritos, a sétima edição do Prêmio Peteca comemora também o compromisso dos municípios no combate ao trabalho infantil. Três cidades do interior do Ceará chegaram pela primeira vez à final da competição. Icapuí conquistou o 2º lugar na categoria "conto ou poesia". Quixeré foi o terceiro colocado entre os trabalhos de pintura. Milhã estreou no prêmio com o terceiro lugar entre os cordéis.

"As duas faces do trabalho infantil" foi o título do quadro vencedor na categoria pintura. A aluna Lívia Rodrigues, de Uruburetama, impressionou a comissão julgadora pelo traço, perspectiva e riqueza de detalhes do desenho. Já a melhor esquete teatral foi a da Escola Antonieta Cals, do município de Aracati. Com graça e talento, os alunos provocaram risos para falar de coisa séria e garantiram participação no Prêmio MPT na Escola.

Os estudantes da Escola de Ensino Fundamental Adelino Alcântara Filho, de São Gonçalo do Amarante, deram um show de atitude no palco do Cuca Mondubim. Com o rap "Juntos Venceremos", eles contagiaram o público e garantiram para o município de São Gonçalo do Amarante o 1º lugar na categoria música.

Com um espetáculo de luzes e sombras, estudantes de Viçosa do Ceará emocionaram a plateia com "A história de uma triste história". O trabalho venceu a categoria "conto ou poesia". A última apresentação do Prêmio Peteca 2015 foi do município de Sobral, representado pela escola José Arimatéia Alves. O cordel "João e o Fim da Exploração" foi a produção artística vencedora da categoria.

Ganhando força

Desde que foi criado, em 2008, o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Peteca) tem ganhado adesões importantes. "Temos conquistado importantes parcerias nessa luta - como a da APDMCE (Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará), conselheiros tutelares, assistentes sociais e agentes de saúde - que formam a rede de proteção à infância" detalha o procurador do trabalho criador do programa Antonio de Oliveira Lima. A iniciativa chamou a atenção da primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, que está à frente do Programa Infância Ceará e fez questão de prestigiar o evento e conhecer o Peteca mais de perto. A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, também marcou presença na cerimônia e destacou a importância da iniciativa para garantir os direitos de crianças e adolescentes.

Confira a classificação

 

Tags: #Peteca , #MPTCE, #premioMPTnaEscola, #PremioPeteca2015

Imprimir