Capa do ECA 25 anos: Arte de criança

No saguão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, uma menina de 13 anos de idade aguardava hoje o momento do embarque para Brasília. Durante o percurso de 240 quilômetros de carro do município de Tabuleiro do Norte para Fortaleza, Lierllen Carla relembrava a surpresa que foi receber o telefonema na Câmara dos Deputados com a notícia: entre mais de 500 trabalhos enviados por crianças de todo o Brasil, seu desenho foi o escolhido para ilustrar a capa comemorativa dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "Eu estava em casa, com minha mãe, quando atendi a ligação e a pessoa disse que eu tinha sido a vencedora do concurso. Só acreditei mesmo quando vi o resultado publicado no site do Plenarinho", relembra empolgada.

 

DSC 0486
DSC 0486

Lierllen levou dois dias para elaborar o desenho. Fez o esboço a partir do número 25 para lembrar o jubileu de prata do ECA. Misturou os traços da bandeira nacional à imagem de crianças, que, em suas palavras, representam o "símbolo do futuro da nação". Completou a obra com uma a faixa onde está escrito "Estatuto da Criança e do Adolescente", como precursor do conceito de ordem ou progresso. "Temos milhares de pequenos brasileiros sem um lar, que sofrem maus-tratos ou que não têm acesso à educação. O Estatuto existe para proteger essas pessoas. É importante que as pessoas procurem se informar sobre os direitos das crianças e dos adolescentes como eu", afirma com a simplicidade que dispensa rodeios.

Aluna do 8º ano do ensino fundamental, Lierllen faz cara de espanto quando pergunto sobre o discurso que pretende fazer, na cerimônia de hoje à noite, na capital do país. "Acho que vou só agradecer muito por essa oportunidade. Ainda nem pensei nisso", revela. O ensaio para a solenidade no plenário da Câmara Federal ela já teve, ao receber homenagem em audiência pública na Câmara dos Vereadores de Tabuleiro do Norte, com a presença do prefeito, parentes e amigos. O pai, professor na rede pública e particular, não consegue (e sequer tenta) disfarçar o orgulho da filha única. "A cidade toda está comemorando essa conquista. Eu me sinto radiante", exclama Lineu Freire.

O segundo e o terceiro lugar no concurso foram para estudantes das cidades paulistas de Cotia e Mauá, respectivamente. Para ver o vídeo com os desenhos que participaram do concurso, acesse: Desenhos Eca 25 anos

Desenho vencedor (Lierllen Carla)
Desenho vencedor (Lierllen Carla)

Tags: #Combate, #TrabalhoInfantil, #MPTCE, #ECA25Anos, TrabalhoInfanilNaoELegal

Imprimir