Rede Cuca é novo parceiro do MPT-CE no combate à exploração de crianças e adolescentes
Cine debates, oficinas para confecção de brinquedos e campeonato de peteca farão parte da iniciativa
Uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) e a Rede Cuca (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte) deve fortalecer o combate à exploração de crianças e adolescentes na campanha nacional "Não ao Trabalho Infantil e Sim À Educação de Qualidade". As atividades vão se concentrar na semana do dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e vão mobilizar os Cucas Barra, Jangurussu e Mondubim.
Segundo a supervisora de Participação Juvenil da Diretoria de Promoção dos Direitos Humanos do Cuca da Barra do Ceará, Trícia Matias, educadores sociais da Rede Cuca identificaram crianças trabalhando como babá, em serviços domésticos ou como ajudantes em pequenos comércios. É papel dos educadores fazer rondas nas unidades do Cuca, conversar com famílias, crianças e adolescentes que frequentam o equipamento. A partir desse contato, veio a constatação do trabalho precoce.
Na avaliação de Trícia Matias, "há um número considerável de crianças e adolescentes fora da escola e em situação de vulnerabilidades diversas". Além do trabalho infantil, ela se refere a casos de violência doméstica, negligência, abandono, consumo de drogas, entre outros.
A parceria com o Ministério Público do Trabalho no Ceará vai ter início a partir de ações de sensibilização interna. "A intenção é orientar os profissionais dos Cucas sobre como agir diante do problema", detalha o procurador-chefe do MPT-CE Antonio de Oliveira Lima. O tema "trabalho infantil" fará parte de diversas atividades da Rede Cuca durante o mês de junho, entre elas reuniões com famílias, oficinas, rodas de conversa e cine debates nos Cucas e nas comunidades.
As crianças e adolescentes atendidos pela rede Cuca também vão participar de oficinas de confecção de brinquedos recicláveis (cataventos, carrinhos, casinhas, jarros) e de um minicampeonato de Peteca - símbolo do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, do MPT-CE – no Cuca Barra.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação MPT-CE
(85) 3462-3462 / 9123-0209
Tags: #Campanha, #MPT, #TrabalhoInfantil, #MPTCE