Memórias da discriminação racial podem ajudar no combate ao racismo contemporâneo
O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial foi proclamado em 21 de março de 1966, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o desafio de eliminar rapidamente a discriminação racial no mundo, em todas as suas formas, e de assegurar a compreensão e o respeito à dignidade da pessoa humana.
Passados quase meio século, o racismo é um assunto frequentemente evitado no Brasil e que boa parte da população considera “inexistente”. Porém, o problema voltou a ser debatido recentemente, após o comportamento discriminatório de uma torcida organizada contra um goleiro de futebol que reivindicou na Justiça do Trabalho, em São Paulo, seus direitos de imagem, salários e recolhimento do FGTS atrasados.
Para avançar no combate à discriminação, a ONU pede que "os governos em todo o mundo preservem a memória destes crimes, pois as ligações complexas entre as formas contemporâneas de racismo e o passado devem ser considerados para evitar a discriminação racial, a xenofobia e outras intolerâncias e para banir o racismo em nossas sociedades".
Entenda
Racismo é tratar alguém de forma discriminatória ou preconceituosa por causa de cor, raça, religião, etnia ou procedência nacional.
Se você souber de casos de discriminação no trabalho, denuncie ao MPT mais próximo em sua cidade.