Esporte olímpico é novidade de escolas de Juazeiro do Norte no combate ao trabalho infantil

Centuriões, guerreiros, soldados - nomes que remetem a luta - são comuns entre as equipes de um esporte que chegou ao Brasil com os ingleses, na mesma época que o futebol: o rugby. A modalidade, que vem ganhando adeptos no Ceará, estará na Olimpíada do Rio, em 2016, e a partir deste ano será disseminada entre crianças e adolescentes da rede pública municipal de Juazeiro do Norte, como estratégia de um importante combate: contra o trabalho infantil.

Rugby será praticado por estudantes de 48 escolas, segundo Prefeitura. Foto: divulgação
Rugby será praticado por estudantes de 48 escolas, segundo Prefeitura. Foto: divulgação

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e as secretarias de Educação e de Esporte e Juventude de Juazeiro do Norte. Na última sexta-feira (13), a coordenação do projeto “Rugby nas Escolas: de mãos na bola para driblar o trabalho infantil” se reuniu para definir como será feita a compra de equipamentos e a capacitação de monitores, todos profissionais de educação física, que atuarão junto aos alunos.

Segundo a coordenação, o esporte passará a ser praticado em 48 escolas de Juazeiro do Norte, ainda em 2015, alcançando um público de mais de 1,2 mil praticantes. Cada escola municipal deve receber, até o mês de abril, um kit com o material necessário à versão olímpica do Rugby, praticada por equipes de sete jogadores. O kit inclui bola, cintos e pratos desportivos e custará R$ 516 por escola.

No fim do ano, um evento reunirá os participantes de todas as escolas do projeto. O professor da UFCA, Neumayer Filho, que coordena o Rugby nas Escolas, ressalta o caráter social da iniciativa: “O esporte é um dos pilares do Estatuto da Criança e do Adolescente para a garantia de direitos. Ao se ocuparem em atividades esportivas, crianças e adolescentes se distanciam da exploração do trabalho infantil”, defende Neumayer, que também é um dos fundadores da equipe adulta de rugby Araripe Soldiers, de Juazeiro do Norte.

Tags: #Peteca , #MPTCE, #RugbyNasEscolas

Imprimir