MPT promove debate sobre os direitos da mulher

Não é de hoje que as mulheres lutam por igualdade e respeito no ambiente de trabalho. Desde a Revolução Industrial, quando deixaram de se dedicar exclusivamente ao lar, iniciou-se essa busca por direitos. Ao longo do tempo as mulheres têm lutado por redução de jornada de trabalho, equiparação de salário com homens que exercem igual função, contra o assédio moral e sexual, dentre outras reivindicações. Apesar de conquistas importantes, muitas trabalhadoras ainda sofrem discriminação nos dias de hoje.

 Com o tema “Os direitos da mulher e a luta por igualdade no ambiente de trabalho”, o Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará convida pesquisadores e instituições para debater o atual cenário trabalhista feminino no estado. O evento, em formato de mesa redonda, acontece nesta sexta-feira, 6, no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa, com mediação da procuradora do trabalho Helena Camelo.

Mercado de trabalho

Durante o evento, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) apresentará dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), relativos aos últimos dois anos, sobre a situação do mercado de trabalho para a mulher na Região Metropolitana de Fortaleza.

A mesa debaterá ainda aspectos sociais, humanos e legais, com a participação de representantes do Observatório de Violência contra a Mulher (Observem) da Uece, do Núcleo de Psicologia do Trabalho (Nutra) da UFC, do Programa de Residência Agrária (PRA) da UFC e de movimentos sociais. O procurador-chefe do MPT-CE, Antonio de Oliveira Lima, também participa do debate.

SERVIÇO

Mesa redonda “Os direitos da mulher e a luta por igualdade no ambiente de trabalho

Local: Auditório Murilo Aguiar – Assembleia Legislativa do Ceará
(Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres, Fortaleza – CE)

Data: 06.03.2015

Horário: 9 horas

 

 

 

Tags: #Igualdade, #MPTCE, #mulher, #gênero

Imprimir