MPT-CE realiza a 2ª Feira Cearense de Aprendizagem

A ação aconteceu na ALECE

Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2024 aconteceu a 2ª Feira Cearense de Aprendizagem Profissional na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O evento foi promovido pelo Ministério Público do Trabalho do Ceará (MPT-CE), através do Projeto Capacita, em parceria com a Alece, por meio do programa Alcance, liderado pela deputada estadual Jô Farias (PT) e o Fórum Cearense de Aprendizagem Profissional.

A iniciativa teve o objetivo de promover a inclusão profissional e valorização da aprendizagem, oferecendo um espaço repleto de oportunidades para adolescentes e jovens que puderam conhecer e visitar os estandes de empresas e entidades parceiras.

Na ocasião, o procurador do Trabalho Antonio Lima discursou sobre o cumprimento alternativo da cota de aprendizagem profissional, destacando os pilares de cooperação entre as empresas, entidades e órgãos públicos. Além disso, enfatizou a importância do atendimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade para sua inserção no mercado de trabalho.

Ele ressaltou, ainda, a importância do evento como uma oportunidade para fomentar novas parcerias com empresas. “Ao compartilhar exemplos de projetos bem-sucedidos, mostramos como empresas que já contratam adolescentes – muitos deles resgatados do trabalho infantil – têm feito a diferença. Isso nos permite sensibilizar tanto as empresas quanto os setores de recursos humanos, incentivando a adoção de critérios sociais no processo seletivo dos aprendizes. Dessa forma, promovemos a inclusão e proporcionamos a primeira oportunidade de profissionalização para adolescentes em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

A deputada Jô destacou que o principal objetivo foi promover a inserção de jovens, especialmente entre 14 e 17 anos, no mercado de trabalho. "Contamos com a participação de empresas, instituições formadoras e parceiros como Fiec, Senai e Banco do Nordeste, que estão oferecendo oportunidades e ampliando o impacto do programa", destacou.

Ana Beatriz, 14 anos, expressou sua gratidão pela oportunidade de conquistar seu primeiro emprego. “Este projeto tem sido incrível, e podemos perceber o impacto positivo que ele gera em nossa sociedade. Só o fato de eu ter conseguido essa oportunidade já está influenciando meus colegas de escola, que agora também estão motivados a buscar uma chance de ingressar no mercado de trabalho, assim como eu”, disse.

Emanuelle Marjuria, coordenadora do ISBET, ressaltou o quanto é gratificante poder mudar a vida dos adolescentes que ela acompanha de perto. “O programa de aprendizagem, como um todo, é fantástico. Trabalho há 16 anos na área e acredito muito nas transformações que ele proporciona. O Capacita é aprendizagem na sua supremacia, sempre que falo sobre oportunidades cito este projeto', enfatizou.

Durante o evento, o MPT-CE firmou mais uma importante parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), por meio da assinatura do Termo de Cooperação Técnica Interestadual para o Desenvolvimento de Estratégias e Ações de Promoção da Juventude, que assegura a contratação de 30 jovens aprendizes a partir de janeiro de 2025.

A 2ª Feira Cearense de Aprendizagem Profissional foi um momento para reafirmar o compromisso do MPT-CE e de seus parceiros em transformar a realidade de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo a inclusão social e profissional. Com parcerias fortalecidas, depoimentos inspiradores e novas oportunidades geradas, o evento mostrou que investir na juventude é construir um futuro mais justo e promissor para todos.

 

Imprimir