'Educação sem violência' é tema de live realizada pela Rede Peteca
O evento é alusivo aos 10 anos da Lei Menino Bernardo
No dia 26 de junho, a Rede Peteca realizou o seminário “Educação sem Violência”, transmitido ao vivo pelo canal da Rede no YouTube, em alusão aos 10 anos da “Lei Menino Bernardo”. A conferência foi mediada por Antonio de Oliveira Lima, procurador do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) e coordenador da Rede Peteca.
A Lei nº 13.010, de 26 de junho de 2014, conhecida como “Lei Menino Bernardo”, altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para proibir punições físicas e tratamentos degradantes como formas de disciplina. Essa legislação reforça a proteção das crianças contra qualquer tipo de violência, promovendo métodos educativos que respeitam a dignidade e o bem-estar infantil e incentivando uma abordagem mais humanizada na educação.
Durante o evento, Mônica Sillan, conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDCA-CE), compartilhou seu relato pessoal sobre a criação que recebeu e os traumas vividos na infância, destacando a importância da normativa para a educação familiar e escolar.
Soraia Melo, coordenadora da Rede Não Bata, Eduque (RNBE), também participou do evento apresentando o projeto da RNBE. A iniciativa busca desnaturalizar o uso de castigos físicos e humilhantes como métodos de educação e cuidado de crianças e adolescentes, abrangendo ambientes familiares, escolares, comunitários e meios de comunicação tradicionais e digitais.
O debate contou ainda com a presença de Isabel Liberato, representante do Estado da Paraíba no Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti); Anna Luiza Calixto, idealizadora do Projeto Bem me Quer; e Regina Estrela, do município de Forquilha, Ceará, representando os adolescentes do Ceapeti e Conapeti.
Saiba mais em: https://www.youtube.com/watch?v=UjuwqgqNjhY