Prêmio Peteca 2014: inscrições até 15 de agosto
O Programa de Educação contra na Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) divulgou, nesta segunda-feira (14/7), o regulamento do Prêmio Peteca 2014. Os trabalhos poderão ser inscritos em, cinco modalidades: Esquete Teatral; Música; Pintura; Conto e Poesia de Cordel.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto. Somente poderão participar do certame os municípios que efetivamente desenvolveram as ações do Peteca, comprovadas mediante Relatório Final encaminhado à Coordenação Estadual do Programa. Cada município poderá inscrever até cinco tarefas (uma por modalidade). Atenção: não será permitida mais de um inscrição por modalidade. A inscrição será feita pelo coordenador do Peteca no município participante, mediante o preenchimento da ficha de inscrição on line (www.peteca2008.blogspot.com.br), até o dia 15 de agosto deste ano.
O Prêmio
O Prêmio Peteca consiste na seleção e premiação das melhores tarefas escolares sobre os direitos da criança e do adolescente, erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente, produzidas pelos alunos das escolas que participam do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente. Serão selecionadas e premiadas as três melhores tarefas de cada modalidade, considerando, como tais, as que obtiverem as maiores notas a última etapa do certame.
O Peteca
O Programa de Educação contra na Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental e médio dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente. Adotando a estratégia da multiplicação dos saberes, o Peteca realiza oficinas de capacitação e sensibilização de profissionais da educação, que atuam como coordenadores municipais do Programa e são responsáveis pela formação de coordenadores pedagógicos. Estes, por sua vez, debatem com os professores os temas estudados nas oficinas, elaborando O plano de ação para abordagem em sala de aula e promoção de eventos que permitam ampliar o debate para toda a comunidade escolar.
A operacionalização do Peteca se dá por meio de parcerias firmadas com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, as quais indicam profissionais para atuar como coordenadores locais do Programa. Os profissionais indicados são capacitados e sensibilizados por meio de uma Oficina Estadual, realizada anualmente, com carga horária de 40 horas, e repassam os conhecimentos adquiridos para os coordenadores das escolas selecionadas para participar do programa no respectivo município, por meio de oficinas regionais e municipais, com carga-horária de 16 horas.
Após as oficinas municipais, os coordenadores escolares repassam os conhecimentos aos demais educadores das respectivas escolas, que juntos elaboram o plano de ação escolar, com base no qual os temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente, são debatidos com os alunos, em sala de aula, e com os pais, por ocasião das reuniões, palestras e demais eventos promovidos pela escola. Os alunos são estimulados a produzir tarefas escolares, demonstrando os conhecimentos adquiridos por meio de esquetes teatrais, músicas, pinturas, contos e poesias de cordel, dentre outras modalidades. Todos os trabalhos produzidos são compartilhados com a comunidade escolar e a sociedades em geral, por meio de eventos promovidos nas escolas e nas secretarias municipais de Educação. Durante a execução dos planos de ação escolar, os alunos produziram milhares de tarefas abordando os temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente, conforme previsto no Programa.
Tags: #Trabalho Infantil, #PremioPeteca