Operação termina no resgate de 17 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Itaitinga

Fiscalização lavrou, ao todo, 37 autos de infração pelas irregularidades trabalhistas

Uma operação fiscal terminou no resgate de dezessete trabalhadores em situação de trabalho análogo ao de escravo em Itaitinga, na região metropolitana. Um deles tinha menos de 18 anos de idade. Aliciados no município de Madalena (distante cerca de 200Km) para trabalhar na construção de casas, eles estavam alojados em condições precárias numa casa velha em um sítio. Todos mantidos em completa informalidade.

Além do Ministério Público do Trabalho no Ceará, participaram da operação auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e agentes de Polícia Federal. Ao todo, foram lavrados 37 autos de infração pelas irregularidades trabalhistas. Em razão do risco grave à integridade física dos trabalhadores, a equipe de fiscalização interditou o alojamento, máquinas e o trabalho em altura.

A operação teve início há duas semanas. Os dezessete trabalhadores receberam cerca de R$181 mil em verbas rescisórias pelo tempo de serviço prestado e terão direito a três parcelas de Seguro-Desemprego Especial do Trabalhador Resgatado. De volta ao munícipio de Madalena, os trabalhadores serão encaminhados aos órgãos de assistência social, para atendimento prioritário.

Concluída a fiscalização, o caso será enviado ao Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal e Polícia Federal, para as providencias cabíveis.

 

Imprimir