Eleições sindicais em São Paulo adotam tecnologia desenvolvida no Ceará

Sistema eletrônico garante agilidade e baixo custo ao processo eleitoral, além de evitar fraudes

Um sistema eletrônico desenvolvido no Ceará vai ser utilizado nesta quarta (17) e quinta-feira, em São Paulo, para as eleições do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais e Autárquicos de São Bernardo do Campo (SINDSERV), com o objetivo de garantir a integridade do processo de votação e apuração. Mais de 6.200 trabalhadores foram convocados para escolher a direção que vai conduzir a entidade sindical pelos próximos quatro anos. Mesários, procuradores e servidores do Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP) passaram por capacitação, nos últimos dias, para conhecer o modelo cearense.

O programa elaborado pelo Departamento de Tecnologia da Informação do MPT-CE é pioneiro no país. O recurso é semelhante à urna eletrônica, utilizada pela primeira vez no Brasil em 1996. A diferença é que, no lugar das urnas, a votação é feita por meio de notebooks. Os votos são armazenados no próprio computador e o resultado da apuração sai em minutos. "A ferramenta já foi adotada na maior eleição sindical da América Latina, em São Paulo. Procuradorias regionais do Nordeste, como a de Pernambuco, também aderiram ao modelo desenvolvido no Ceará", exemplifica o procurador regional do Trabalho Gérson Marques de Lima. "Além de impedir fraudes, o sistema garante maior celeridade, com baixo custo", enfatiza.

Nas eleições do SINDSERV a coordenação será do Ministério Público do Trabalho, que vai atuar como árbitro no processo, inclusive como instância recursal, de forma a garantir o exercício da liberdade sindical. Existem, ao todo, 18 locais com urnas fixas, para receber os eleitores filiados hoje e amanhã, das 7h às 20h. Encerrada a votação, a apuração dos votos será imediata, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo.

 

Assessoria de Comunicação MPT-CE
(85) 99123-0209 / 3462-3462
ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br

Tags: #DireitoSindical, #direitosrabalhistas, #SINDSERV

Imprimir