Prêmio Peteca 2016 abre edital e recebe inscrições
É hora de preparar pincéis, figurinos, rimas, câmeras e lápis, pois o Prêmio Peteca 2016 já está movimentando a criatividade na rede pública de ensino do Ceará. Escolas dos municípios cearenses podem se inscrever na oitava edição até 30 de agosto. Os trabalhos vão concorrer nas modalidades Música, Pintura, Esquete teatral, Conto, Poesia e na nova categoria, Curta-metragem. As produções artísticas vencedoras representarão o Ceará no Prêmio MPT na Escola, competição nacional realizada no fim do ano.
Em 2015, mais de 200 trabalhos foram inscritos para o Prêmio Peteca e dois foram vencedores na etapa nacional. São eles a esquete teatral "João e Maria", apresentada pelos alunos da Escola Antonieta Cals, de Aracati, e o quadro "As duas faces da infância", de Lívia Barroso, aluna da Escola João Hudson, de Uruburetama. Cada categoria recebeu R$ 50 mil, divididos entre alunos, escola, coordenador municipal do projeto e o professor orientador. O reconhecimento aponta para o compromisso dos municípios no combate ao trabalho infantil.
Etapas e requisitos
Poderão disputar a premiação alunos de instituições de ensino participantes do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Peteca), que está presente em mais 1500 escolas do Ensino Fundamental do Ceará e mobiliza cerca de 317 mil estudantes.
Na etapa municipal, cada Secretaria Municipal de Educação (SME) fará a seleção dos trabalhos produzidos por suas escolas. O mais bem avaliado de cada categoria poderá ser inscrito na etapa estadual. A ficha de inscrição deve ser encaminhada para o e-mail peteca2008@gmail.com até 30 de agosto de 2016.
Os trabalhos devem abordar o tema trabalho infantil e podem destacar causas, consequências, formas, cenários, políticas públicas e ações de prevenção. A produção e a apresentação dos trabalhos devem ser de autoria exclusiva dos alunos e os educadores devem se limitar às atividades de orientação. O edital está disponível e esclarece os requisitos específicos de cada categoria.
Na estrada
Desde que foi criado, em 2008, o Peteca busca capacitar os profissionais de ensino de todo o Estado para abordar o tema “trabalho infantil” nas salas de aula e identificar as crianças que estão nesta situação. O intuito é sensibilizar alunos e familiares sobre os prejuízos desse tipo de prática.
Como forma de incentivar estudantes e educadores envolvidos no projeto, surgiu a ideia da premiação que segue com a oitava edição com o objetivo de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos culturais produzidos pelos alunos. Eles compõem músicas, confeccionam quadros, escrevem contos, poesias, cordéis e até roteiros de esquetes teatrais sobre o tema.
Tags: #Inscrições, #PremioPeteca, edital