Fortaleza terá caminhada contra o trabalho infantil
Cerca de 500 alunos da rede municipal participarão do percurso na Praia de Iracema
Em comemoração ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12 de junho), o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) promove nesta sexta-feira (10) uma caminhada pelo fim da exploração de crianças e adolescentes no Estado. A ação busca sensibilizar a sociedade para questões que envolvem a proteção à infância, o direito de brincar e de estudar. Cerca de 500 alunos da rede municipal realizarão o percurso de um quilômetro ao longo da Av. Beira-Mar até o Aterro da praia de Iracema. Cataventos serão fincados na areia simbolizando a união dos cinco continentes na luta contra a exploração da mão-de-obra infantil.
A concentração dos participantes será da Capela de São Pedro, na Av. Historiador Raimundo Girão. De lá, eles seguem em direção ao Aterro. A Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SETRA) são parceiros para a realização da caminhada, que terá apoio do Corpo de Bombeiros e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).
A mobilização é parte das atividades do MPT-CE, por meio do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). A iniciativa teve início em 2008, quando profissionais de ensino da rede pública passaram a debater o tema "trabalho infantil" nas salas de aula, como forma de sensibilizar alunos e familiares sobre os prejuízos desse tipo de prática. Hoje o Peteca abrange 1500 escolas do Ensino Fundamental do Ceará, o que representa um universo de 317 mil estudantes. Em oito anos, o Estado do Ceará reduziu pela metade os casos de trabalho precoce. No entanto, ainda existem no Estado 144 mil crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho, segundo o IBGE.
Tags: Trabalho; Infantil; Fiscalização, #Trabalho Infantil, #Peteca , #diamundialcontraotrabalhoinfantil