Reunião define estratégias contra o trabalho infantil

Membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) de todo o Brasil se reuniram na tarde desta terça-feira (17) em Fortaleza, para oficina do projeto MPT na Escola. O objetivo do encontro foi apresentar a iniciativa para procuradores do Trabalho que atuam pela primeira vez na Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). O momento também serviu para mensurar as ações realizadas pela coordenadoria no ano de 2015 e discutir estratégias para 2016.

Membros do Ministério Público do Trabalho debatem estratégias de combate ao trabalho infantil
Membros do Ministério Público do Trabalho debatem estratégias de combate ao trabalho infantil

Para Elisiane dos Santos, procuradora do Trabalho e coordenadora nacional da Coordinfância, a importância do projeto MPT na Escola está no fato de levar a discussão sobre o trabalho infantil para dentro da sala de aula. "A cultura do trabalho infantil está muito enraizada na sociedade brasileira. Quando o debate acontece na escola, mais do que conhecimento, levamos cidadania para essas crianças", enfatiza.

Antonio de Oliveira Lima, procurador do Trabalho e gerente nacional do projeto, desafiou os membros a ampliar as ações em toda a Região Norte e nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde ainda há pouca adesão ao projeto. A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) apontou crescimento de 4,5% no número de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos que trabalham, no país. A Região Norte é responsável por 1% desse total.

O MPT NA ESCOLA
O projeto MPT na Escola foi criado em 2009 como estratégia de combate ao trabalho infantil. O projeto capacita profissionais de ensino para abordar o tema "trabalho infantil" em sala de aula e, assim, sensibilizar alunos e familiares sobre os prejuízos deste tipo de prática. A iniciativa está presente em 20 estados brasileiros e alcança 577 mil alunos da rede pública.

A COORDINFÂNCIA
A Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (COORDINFÂNCIA) foi criada em novembro de 2000, com o objetivo de promover, supervisionar e coordenar ações contra as variadas formas de exploração do trabalho de crianças e adolescentes. Atua principalmente na promoção de políticas públicas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil informal, artístico, doméstico, em lixões, dentre outras formas; além da proteção de atletas mirins e o combate à exploração sexual comercial e autorizações judiciais para o trabalho antes da idade mínima.

Tags: #MPT, #TrabalhoInfantil, #MPTCE, #premioMPTnaEscola, MPTnaEscola

Imprimir