Campanha “João Cidadão” aborda cidadania e direitos humanos entre os jovens
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cultura de direitos humanos no Brasil e aproximar o Ministério Público da sociedade – e principalmente dos jovens –, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou no último mês a campanha “João Cidadão” na sede do CNMP, em Brasília-DF.
De acordo com o Censo IBGE 2010, o Brasil possui 51,3 milhões de jovens, o equivalente a 26,1% do total da população. A pesquisa “Agenda Juventude Brasil: Pesquisa Nacional Sobre o Perfil e Opinião dos Jovens 2013”, realizada pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), aponta que 90% dos jovens brasileiros reconhecem que aumentar o respeito aos direitos humanos é um desafio que precisa ser enfrentado no Brasil, mas apenas 13% gostaria de discutir cidadania e direitos humanos com os amigos. Nesse contexto, o CNMP e o MP querem contribuir para superar essa contradição.
A campanha
Segundo a pesquisa "Jovem Digital Brasileiro", realizada pela unidade de negócios online do Ibope Inteligência em 2014, 96% dos jovens usam a internet todos os dias, sendo que 89% deles têm o Facebook como rede social predileta. Nesse sentido, a campanha, cujo slogan é “Seja grande como seus direitos”, será dirigida aos jovens de 13 a 18 anos, prioritariamente, usando o Facebook como plataforma de comunicação.
O João Cidadão, a Dora Promotora e o Wander Lei são os personagens escolhidos para expressar as diferentes identidades e desafios que caracterizam a busca pela efetivação dos diretos humanos no Brasil. Representam ainda a tríade Ministério Público, Educação em direitos humanos e Juventude Brasileira, principal foco da campanha.
Para transmitir as informações da campanha e interagir com os usuários, foi criado o personagem João Cidadão, um jovem de 17 anos, bem-humorado e antenado nos assuntos relacionados à cidadania e à atuação do Ministério Público. O João terá um perfil próprio nas redes sociais e fará postagens periódicas com situações concretas vividas no cotidiano. As postagens serão criadas com humor e informação, numa linguagem descontraída e direta.
As informações e o conteúdo explicativo sobre os temas abordados na campanha serão publicados no Facebook (www.facebook.com/joaocidadaooficial) e no hotsite www.cnmp.mp.br/joaocidadao.
(TEXTO: Assessoria de Comunicação Social do Conselho Nacional do Ministério Público)
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