MPT e SEBRAE iniciam parceria contra o trabalho infantil

Nesta segunda-feira, dia 08, representantes do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) e da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) tiveram a primeira reunião com os gerentes do SEBRAE/CE para fortalecer a luta contra o trabalho infantil. A parceria deve ampliar o alcance das ações da campanha "Não ao Trabalho Infantil, Sim à educação de qualidade", que ocorrerá durante todo o mês de junho.

Combate ao trabalho infantil ganha o apoio do Sebrae-Ce
Combate ao trabalho infantil ganha o apoio do Sebrae-Ce

Durante o encontro, o MPT explicou toda a problemática envolvendo a da mão-de-obra de crianças e enfatizou que a redução de 50% dos casos de exploração nos últimos cinco anos só foi possível porque vários setores abraçaram a causa e estão atuando continuamente para combater essa prática.

A iniciativa terá inicio com uma série de ações voltadas à sensibilização de todos os setores do SEBRAE e, em seguida, deverá conscientizar micro e pequenos empresários por meio dos cursos e consultorias que a instituição oferece.

"É muito importante combater esse senso comum de que 'é melhor estar trabalhando do que estar na rua', e o colaborador do Sebrae precisa estar pronto para explicar para as pessoas que trabalho infantil é crime", disse a assessora jurídica do MPT-CE, Raynara Alencar.

Na última sexta-feira, dia 05, o procurador-chefe do MPT-CE, Antonio Lima e a presidente da APDMCE, Jô Farias estiveram na sede do Sebrae com o diretor administrativo-financeiro do órgão, Airton Gonçalves Júnior para esboçar as estratégias iniciais da parceria.

Para Gonçalves Júnior "é muito importante educar as pessoas para a cidadania e promover uma sociedade sustentável, mais voltada para as causas sociais", acredita.

O procurador-chefe do MPT-CE reforçou que o combate ao trabalho infantil ganhou um grande aliado. "Milhares de pessoas realizam algum tipo de curso ou recebem assessoria da instituição. Agora elas poderão ser orientadas quanto aos malefícios do trabalho infantil e fortalecer ainda mais essa luta pelos direitos das crianças no Ceará", finalizou.

Tags: #Trabalho Infantil, #Combate, CampanhaContraTrabalhoInfantil, 12deJunho

Imprimir