PTM de Sobral investiga morte de adolescente por acidente de trabalho
A Procuradoria do Trabalho no Município de Sobral instaurou procedimento preparatório para apurar a morte do adolescente Danilo Jorge dos Santos, de 17 anos, numa obra para instalação de rede de esgoto no município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba. A procuradora do trabalho Ana Valéria Targino agendou para 1º de julho uma audiência com representantes do município, da família da vítima e da empresa WP Locações Transportes e Serviços. "Também encaminhamos ofício à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), solicitando fiscalização para apurar as condições de segurança para os trabalhadores e possíveis causas do acidente", detalha Ana Valéria.
De acordo com o relatório do Centro de Referência Técnica em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Sobral, Danilo trabalhava como auxiliar de topógrafo havia 11 dias na empresa WP Locações Transportes e Serviços. O rapaz não possuía registro porque, segundo a empresa, o processo de aquisição de documentos estaria em andamento.
No dia 19 de março, operários trabalhavam na escavação de uma vale de aproximadamente três metros de profundidade, quando o terreno cedeu. Danilo e mais dois homens foram soterrados. O adolescente foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levado para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Segundo a equipe médica, a vítima sofreu traumatismo crânio-encefálico grave e não resistiu aos ferimentos.
Durante investigação, o Cerest constatou ausência de dispositivos de segurança, como escoras, e outros Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPIs e EPCs). O relatório aponta ainda condições precárias de saúde e segurança dos trabalhadores e falta de treinamento adequado. O terreno arenoso do local também teria contribuído para o acidente.