Seminário em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo acontecerá no MPT-CE
MPT-CE discute os desafios no enfrentamento ao trabalho escravo no Brasil
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado em 28 de fevereiro, o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) será palco, no dia 27 de janeiro, do seminário estadual "Trabalho Escravo Contemporâneo: Desafios e Perspectivas para a sua Erradicação nos 30 Anos do Grupo Móvel". O evento, que ocorrerá das 8h às 12h, tem como objetivo discutir as formas atuais de escravidão no Brasil, apresentando desafios e formas de combate, além de celebrar os 30 anos de atuação do Grupo Móvel de Fiscalização do Trabalho Escravo.
O seminário contará com a participação de importantes nomes da luta contra o trabalho escravo, como o Frei Xavier Plassat, que se destacou por seu trabalho incansável no combate ao trabalho escravo contemporâneo e foi agraciado com o Prêmio Nacional de Direitos Humanos em 2008. Além dele, estarão presentes a procuradora do Trabalho Christiane Nogueira, o deputado estadual Renato Roseno, a secretária dos Direitos Humanos do Governo do Ceará, Dra. Socorro França, entre outras autoridades e representantes da sociedade civil.
A programação também inclui o webinar "Trabalho Escravo no Ceará e Realidades dos Municípios: Caminhos para a Prevenção com Políticas Públicas Implementadas e Ações para o Fortalecimento dos Direitos Humanos e Erradicação do Trabalho Escravo", que será realizado no mesmo dia, das 15h às 17h, em formato digital.
O seminário e o webinar são fruto de uma parceria entre o MPT-CE, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE) e a Secretaria dos Direitos Humanos do Estado do Ceará (SEDIH). O evento tem como público-alvo membros da COETRAE, agentes da CPT, Defensoria Pública, trabalhadores das políticas públicas, professores, estudantes, acadêmicos, lideranças sociais e religiosas, além de secretários municipais de assistência social, direitos humanos e trabalho.
A programação visa proporcionar um espaço para debates enriquecedores sobre as políticas públicas voltadas ao combate ao trabalho escravo e o fortalecimento dos direitos humanos, além de reforçar a importância de ações concretas para erradicar essa grave violação de direitos.
Serviço: Seminário "Trabalho Escravo Contemporâneo: Desafios e Perspectivas para a sua Erradicação nos 30 Anos do Grupo Móvel"
Data: 27 de janeiro de 2025
Horário: 8h às 12h
Local: Auditório do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE)
Av. Almirante Barroso, 466 – Praia de Iracema
Webinar
Data: 27 de janeiro de 2025
Horário: 15h às 17h
Link: bit.ly/seminariotrabalhoescravoceara
Entrada gratuita