Campanha Abril Verde alerta sobre a importância da prevenção de acidentes do trabalho

Ação marca o mês do Dia Mundial de Saúde e do Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Durante este mês acontece o Abril Verde, movimento que reforça a prevenção dos riscos no ambiente de trabalho e a promoção da saúde e segurança de trabalhadores e trabalhadoras. A iniciativa debaterá formas de prevenir doenças relacionadas ao trabalho e a importância da notificação de casos para o desenvolvimento de políticas públicas específicas. Neste ano, o Ministério Público do Trabalho (MPT) adotou o slogan “Adoecimento também é acidente do trabalho. Conhecer para prevenir”. 

Cartazes e adesivos com o mote da campanha foram anexados na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região, em Fortaleza. A proposta visa conscientizar o público interno e todos os cidadãos que transitarem pelo prédio. Além disso, estão previstas ações em parceria com outros órgãos públicos e entidades privadas e divulgação de conteúdo nas redes sociais da instituição. 

Entrada do prédio
Entrada do prédio

Recepção
Recepção

No mês de abril também serão apresentados os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab) com informações atualizadas até dezembro de 2023. Lançada pelo MPT e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2015, a ferramenta reúne dados públicos e tecnologia livre para auxiliar a formulação de políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Abril Verde 

O movimento Abril Verde completa 10 anos em 2024. Iniciado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba – SINTEST/PB, em parceria com a Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Paraíba, a campanha destaca a importância de uma cultura permanente de prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho. 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data de 28 de abril como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Outro marco importante é o dia 7 de abril, celebrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1948, como o Dia Mundial da Saúde. 

*Com informações da Secom/PGT

 

 

 

Imprimir