Região Norte recebe Caravana Cearense contra Trabalho Infantil

Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú e Itapipoca. Estas serão as próximas cidades que irão receber a Caravana Cearense contra o Trabalho Infantil entre os dias 28 de maio e 1º de junho.  A Caravana é uma mobilização pelo enfrentamento a essa grave violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes com o objetivo principal de contribuir para o fortalecimento das ações locais para prevenção e eliminação do trabalho infantil.

Nos locais visitados, uma comitiva encabeçada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), através do procurador do trabalho e coordenador da Caravana, Antonio de Oliveira Lima, e por diversos órgãos que defendem a bandeira da erradicação do trabalho infantil percorre as principais vias das cidades para chamar a atenção da população para a causa. 

A Caravana faz paradas em locais estratégicos como nas sedes do poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para exigir políticas públicas e o cumprimento do que está previsto na Lei. Como prova do compromisso, é entregue em cada um desses órgãos a bandeira da Caravana que contém o catavento, símbolo da luta contra o trabalho infantil.

“O catavento originalmente tem quatro hélices, mas o da Campanha tem cinco para simbolizar todos os cinco continentes. E o vento que move este catavento é justamente a força das entidades que lutam por essa causa”, explica o procurador.

Um dos momentos mais marcantes da Caravana até agora são os painéis sobre protagonismo infanto-juvenil. É quando crianças e adolescentes são chamados ao palco falar sobre as suas impressões acerca do trabalho infantil. “Comparo a nossa luta com a disputa entre Davi e Golias. A gente vai ter de jogar muita pedra até derrubar esse gigante que é o trabalho infantil”, disse o jovem Leandro Coelho, estudante de Ararendá, que participou da Caravana no município de Crateús.

A Caravana já passou pelos municípios de: Tauá, Crateús, Senador Pompeu, Iguatu, Brejo Santo, Juazeiro do Norte e Crato.  Até o final de junho, serão percorridos todos os municípios sedes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede).

Tags: #Trabalho Infantil, #Caravana, #RegiãoNorte

Imprimir