Caravana contra o Trabalho Infantil chega à sua terceira semana
Os bons ventos que sopram as hélices do catavento que simboliza a luta contra o trabalho infantil chegaram a Sobral – cidade localizada a cerca de 210 km de Fortaleza - nesta segunda-feira (28/5). É que nesta data, a Caravana Cearense contra o Trabalho Infantil iniciou a sua terceira semana pelo interior do Estado. Com a chegada do município à “Princesinha do Norte”, já são oito as cidades visitadas pela Caravana. “Nossa intenção é percorrer todas as regiões do Ceará até o final do mês de junho quando encerraremos nossas atividades na cidade de Icó”, comentou o procurador do trabalho e coordenador do movimento, Antonio de Oliveira Lima.
Em Sobral, o Ministério Público em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, através da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 6, reuniu centenas de pessoas e algumas entidades em uma Caravana que movimentou as ruas de Sobral. Sempre com a bandeira na mão com o símbolo do catavento foram visitadas as sedes da Crede, da Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) e Fórum da cidade. Por onde passavam, os participantes entregavam a bandeira e exigiam compromisso das entidades com a causa do trabalho infantil.
Após o momento de sensibilização nas ruas, as entidades se reuniram no Centro de Convenções de Sobral para elaborar as reivindicações e discutir o que pode ser feito para combater o trabalho infantil nos municípios de abrangência da Crede 6. Como sempre, um dos momentos mais marcantes foi o painel sobre protagonismo juvenil, quando jovens e crianças falam sobre suas impressões acerca do tema. Ao contrário dos depoimentos feitos em outros municípios, desta vez as crianças e os participantes admitiram várias vezes se defrontar com o problema em seu dia-a-dia. “Muitas vezes o que falta é sensibilidade para enxergarmos o problema”, disse o coordenador da Caravana.
Nesta terça-feira(29/5), a Caravana chega ao município de Tianguá. Depois segue para as cidades de Camocim, Acaraú e Itapipoca.
Tags: #Trabalho Infantil, #Caravana