Divulgados os vencedores do Prêmio Peteca 2012

O jovem Carlos Henrique, de 12 anos, estudante do município de Camocim, localizado no litoral leste do Ceará, vestiu uma roupa de super-heroi, com direito a capa e tudo, e subiu ao palco do auditório da Assembleia Legislativa, onde contou a história do Super Peteca. Em suas aventuras, ele combatia o trabalho infantil.  O garoto foi um dos vencedores do Prêmio Peteca 2012, na modalidade conto, cuja solenidade para conhecer os vencedores foi realizada nesta segunda-feira (10/12). Foi o quarto ano do Prêmio, que recebeu mais de 300 trabalhos de 59 municípios de todo o Estado, onde o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) está presente.

“A cada ano vamos notando não somente uma maior participação dos municípios - e o Peteca está presente em mais de 130 em todo o Estado - , mas também o crescimento na qualidade dos trabalhos apresentados”, disse o procurador do trabalho e coordenador do Peteca, Antonio de Oliveira Lima.

Além do conto foram premiados os vencedores das categorias: desenho, pintura, esquete teatral, música, paródia, poesia de cordel e história em quadrinho. As crianças são incentivadas a desenvolver atividades sobre o que pensam a respeito da exploração do trabalho precoce de crianças e adolescentes. De todas as tarefas produzidas, as melhores foram selecionadas pelos próprios municípios e inscritas na etapa estadual do Prêmio Peteca 2012. Os 24 melhores foram selecionados como finalistas e apresentados no dia da entrega do prêmio.

O município de Sobral, localizado na região norte do Estado, ganhou três das oito categorias: Música, Poesia de Cordel e Teatro. Nesta categoria, concorreu com o município de Aracati, que já havia ganhado a premiação nos dois anos anteriores, mas desta vez a apresentação das crianças comoveu a comissão julgadora. Houve empate no segundo lugar e para desempatar foi utilizado o critério da nota da etapa anterior.

“O Capitão Peteca vem no próximo ano com tudo de novo”, avisou o pequeno Carlos Henrique, vencedor da categoria conto, que não precisa vestir-se de super-herói para  continuar combatendo o trabalho infantil no município onde vive.  “Já vi muita criança trabalhando onde eu moro e o Peteca ajuda muito a gente mudar essa realidade”, contou.  A experiência do Peteca, em 2012, alcançou 400 mil alunos, 15 mil professores, 2 mil escolas em  todo o Ceará.

Vencedores por categoria

- Esquete teatral
1º Sobral
2º Aracati
3º Viçosa do Ceará;

- Desenho
1º Quixadá
2º Itatira
3º Barroquinha

- Pintura
1º Beberibe
2º Fortaleza (SER VI)
3º Aracati

- Música
1º Sobral
2º  Tianguá
3º Russas

- Paródia
1º Pacatuba
2º  Viçosa do Ceará
3º General Sampaio

- Conto
1º Camocim
2º  Sobral

- História em quadrinho
1º Beberibe
2º  Sobral
3º Fortaleza (SER VI)

- Poesia de cordel
1º Sobral
2º Beberibe
3º São Gonçalo do Amarante

Tags: #PremioPeteca, #2012, #Vencedores

Imprimir