Prefeitos assumem compromisso em favor da infância
Imagens de prefeitos de municípios cearenses assinando os acordos de cooperação ganharam as redes sociais nas últimas semanas. E não são poucos os novos aliados do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT-CE). Mais de 85% dos municípios do estado vão executar as ações, ao longo do ano, atendendo ao chamado do MPT-CE.
Prefeitos de 158 cidades aderiram à iniciativa para fortalecer a rede de proteção à infância em 2019. Em Nova Russas, Rafael Holanda Pedrosa usou o Instagram para compartilhar o compromisso com a população de 31 mil habitantes. Na região noroeste do estado, os municípios de Catunda e Hidrolândia também celebraram o acordo em favor da infância, como fizeram questão de mostrar as prefeitas Ravenna Lima e Ires Oliveira.
O registro oficial também foi feito nos gabinetes dos prefeitos de Itaiçaba, Forquilha, Crateús e Paracuru (Erenarco Silva, Gerlásio de Loiola, Marcelo Machado e Eliabe de Oliveira, respectivamente). Em Quixadá, a assinatura foi durante evento com a presença do prefeito Ilário Marques.
O Peteca mobiliza hoje mais de 17 mil profissionais da rede pública de ensino, no Ceará. Quando teve início, no final de 2008, havia 293 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho, no Ceará. Hoje são 85 mil, segundo a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), incluindo o grupo que o IBGE classificou como “trabalho para autoconsumo”.
Assessoria de Comunicação MPT-CE
(85) 3878-8356 | 9 9123-0209
ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br