Alunos de escolas públicas do Ceará recebem prêmio nacional em Brasília

Estudantes e profissionais de ensino da rede pública de cinco municípios cearenses receberam nesta quinta-feira (9), em Brasília, R$60 mil como premiação do MPT na Escola, concurso cultural realizado pelo Ministério Público do Trabalho em todo o país com o objetivo de estimular, por meio da arte, o debate sobre os prejuízos do trabalho precoce. A cerimônia de entrega do prêmio foi às 14h (horário local), na sede da Procuradoria Geral do Trabalho.

Crianças e adolescentes do Ceará disputaram o prêmio com alunos de 400 municípios de norte a sul do país, que adotam o programa. O estado nordestino conquistou o primeiro lugar em cinco das seis categorias: conto, esquete teatral, música, pintura, poesia. Entre os curtas-metragens que chegaram à final do concurso, ficou em 2º lugar. "Ao todo, 320 trabalhos de 74 municípios cearenses chegaram à etapa estadual do prêmio, em 2016, o que representa mais de 50% de aumento do total de inscritos, em comparação ao ano anterior", detalha o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima. "Quem passou pela peneira da etapa estadual, no Ceará, realmente foram trabalhos muito bons e competitivos", acrescenta.

O prêmio, de R$12 mil para cada categoria, será dividido em partes iguais entre aluno(a), professor(a) que orientou o trabalho, coordenador(a) da escola e coordenador(a) municipal do programa. A agenda de atividades, em Brasília, inclui um city tour pelo Planalto Central, conhecendo pessoalmente cenários que eles costumam ver só nos noticiários de TV, como a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes e o Palácio do Planalto.

O embarque

No saguão do aeroporto Pinto Martins, no final da fila para o check in, o pedreiro Antonio Paulo indicava para o professor do filho o local na mochila onde guardara os medicamentos. Só mesmo para o caso de enjoo, durante o voo, ou outra indisposição de pouca importância. "Ele só tem dez anos, mas vai viajar com gente responsável, então a gente fica mais tranquilo", explica, procurando palavras em algum lugar entre a razão e a emoção. "É uma satisfação grande para o coração de um pai ver o filho, de uma cidade do interior, representar o melhor do Brasil lá em Brasília", orgulha-se. Antonio, o filho, viajou com outras três crianças do município de Aracati, vencedor do prêmio MPT na Escola na categoria "esquete teatral".

Aluna de Beberibe, Isabela Costa conhece, de perto, as consequências do trabalho precoce. "Tenho amigos que abandonaram os estudos para trabalhar e hoje são praticamente analfabetos", relata. Ela e outros dois colegas de turma, Rafael Santos e Mariana Gonçalves, são os autores do quadro vencedor do prêmio, na categoria "pintura", que retrata o resgate à infância por meio da Constituição Federal. "Vamos a Brasília transmitir essa mensagem, que a educação é condição de futuro para tantos meninos e meninas", resume.

Entre milhares de textos selecionados em todo o país, a comissão julgadora nacional –composta por 42 jurados – elegeu, como melhor conto, "O resgate das crianças", da estudante Ana Carolina Passos, de Viçosa do Ceará. Do município de Redenção, a dupla Amadeu e Emanoel vai apresentar o rap "Trabalho Precoce" na sede da Procuradoria Geral do Trabalho, no Distrito Federal, durante a cerimônia de entrega do prêmio. Já a estudante Edilânia Costa Monteiro, do município de Quixeré, conquistou o primeiro lugar na categoria "poesia".

Ascom - Ministério Público do Trabalho no Ceará
(85) 3462-3462 | 9 9123-0209
ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br

Imprimir