Alunos da rede pública vão representar o Ceará em concurso nacional

Finalistas da etapa estadual do Prêmio Peteca se apresentam nesta terça-feira (22), no palco do Cuca Mondubim

A riqueza da cultura popular - traduzida em versos de cordéis, canções, desenhos, encenações, prosa e poesia – deve emocionar o público no auditório do Cuca Mondubim, nesta terça-feira (22), durante cerimônia de entrega do Prêmio Peteca 2015, realizado pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE). Alunos de treze municípios do interior chegaram à etapa final do concurso e, nesta terça-feira, vão se apresentar para um júri formado por educadores e artistas, entre eles o cantor Marcos Lessa. Os jurados vão eleger quem vai representar o estado na primeira edição do Prêmio MPT na Escola, que vai distribuir R$200 mil em prêmios.

Além de representantes de 53 municípios cearenses, devem participar do evento a vice-governadora do Ceará, Isolda Cela, a primeira-dama do estado, Onélia Leite e o vice-reitor da UFC, Custódio de Almeida. Desde o início do ano letivo, alunos da rede pública de todas as regiões do estado têm produzido arte como forma de alertar a sociedade sobre os prejuízos do trabalho infantil para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Mais de duzentos trabalhos artísticos foram inscritos na primeira etapa do Prêmio, no Ceará. Uma comissão formada por servidores do MPT-CE e representantes da rede de proteção à infância selecionou três finalistas em cada uma das cinco categorias: esquete teatral, música, pintura, cordel, conto/poesia.

O Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) abrange 1500 escolas do Ensino Fundamental do Ceará, o que representa um universo de 317 mil estudantes. Por conta dos resultados alcançados, o estado nordestino virou modelo no Brasil. Tanto é que, em 2010, foi criado o “MPT na Escola”. O objetivo era expandir, de norte a sul do país, as estratégias de combate ao trabalho infantil adotadas pelo Ceará. O estado ocupa hoje a 16ª posição no ranking nacional da exploração do trabalho precoce, com 146 mil crianças e adolescentes ocupados, segundo o IBGE.

Para participar do evento, basta se cadastrar preenchendo formulário no link: formulário

SERVIÇO
ENTREGA DO PRÊMIO PETECA 2015
DATA: 22/09 (terça-feira)
LOCAL: Cuca Mondubim (Rua Santa Marlúcia, S/N)
HORÁRIO: das 8h às 13h

Ascom MPT-CE
(85) 3462-3462
(85) 99123-0209
ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br

Imprimir