Georgia Aragão é a nova procuradora-chefe do MPT-CE

A procuradora do Trabalho participou da cerimônia de posse em Brasília

A procuradora do Trabalho Georgia Maria da Silveira Aragão é a nova procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) para o biênio 2023-2025. A cerimônia de ratificação de posse aconteceu na tarde de ontem (10/10), na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília.

Eleita pelo Colégio de Procuradores da PRT-7, Georgia Aragão havia tomado posse do novo cargo em 1º de outubro, substituindo a procuradora do Trabalho Juliana Sombra Peixoto Garcia. A procuradora do Trabalho Mariana Férrer Carvalho Rolim permanecerá como vice-procuradora-chefe.

A solenidade foi presidida pelo procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, e contou com a presença dos novos procuradores-chefes das 24 Procuradorias Regionais do Trabalho. Durante o evento, José de Lima destacou que, com trabalho, o MPT sempre supera todas as barreiras. “O MPT é uma instituição de líderes e a incumbência de conduzir e administrar as PRTs também é uma ação fundamental para fortalecer o MPT”, afirmou.

Também participaram da cerimônia a vice-procuradora-chefe do MPT, Maria Aparecida Gurgel; o subprocurador-geral do Trabalho e conselheiro-secretário do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho (CSMPT), Fábio Leal Cardoso; a coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão do MPT, Eliane Araque dos Santos; o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ângelo Fabiano Farias da Costa; o subprocurador-geral do Trabalho e diretor-geral do MPT, Gláucio Araújo de Oliveira; o subprocurador-geral do Trabalho e diretor-geral adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Manoel Jorge e Silva Neto; e o presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira de Freitas Filho.

Trajetória

Georgia Maria da Silveira Aragão é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Exerceu os cargos de analista judiciária no Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, no ano de 2004, e de procuradora federal na Procuradoria Federal no INSS, no período de 2004 a 2007.

Ingressou no Ministério Público do Trabalho em 2007, no cargo de procuradora do Trabalho, inicialmente na Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região, com sede em São Luís do Maranhão. Após dois anos, foi removida para o Ceará.

Foi coordenadora da Procuradoria do Trabalho no município de Limoeiro do Norte (CE), nos anos de 2009 a 2014, período em que atuou no combate aos efeitos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores na região do Vale do Jaguaribe, coordenando o Fórum de Combate aos efeitos dos Agrotóxicos na região Jaguaribana.

Desde 2014, exerce suas funções na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região, como titular do 6º Ofício Geral da PRT-7. É coordenadora regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT), e vice-coordenadora regional da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho e da Criança e do Adolescente (Coordinfância). Coordena, atualmente, o Fórum Cearense de Combate aos Impactos do Uso dos Agrotóxicos. Atua, ainda, como coordenadora do Grupo Especial de Atuação Especial Trabalhista (GAET) no âmbito da PRT-7. É membra integrante da Secretaria de Gestão Socioambiental Adjunta do Gabinete do procurador-geral do Trabalho, como representante da Região Nordeste.

*Com informações da SECOM/PGT

 

Imprimir