Tecnologia deve fortalecer agricultura familiar no Ceará

Destinação de recursos pelo MPT-CE beneficia projeto de pesquisa pioneiro

As pesquisas direcionadas ao aprimoramento de técnicas e estímulo à agricultura familiar, no Ceará, terão reforço a partir deste mês. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) recebeu mais de 30 tablets e notebooks de última geração. A compra dos equipamentos foi possível após o Ministério Público do Trabalho (MPT-CE) destinar verba indenizatória decorrente de acordo judicial. A iniciativa tem parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA).

Supervisor técnico do DIEESE, Reginaldo Aguiar destaca a importância da formação na área agrícola e dos recursos tecnológicos necessários para oferecer suporte ao trabalhador rural. "Atualmente estamos com equipamentos obsoletos e sem recursos para investimentos. Os notebooks e tablets vão reforçar a estrutura que mais depende de produtos de alta tecnologia para podermos trabalhar de forma mais eficaz", comemora. "Vamos desenvolver campo de pesquisa e produção de informação como fonte de poder para a classe trabalhadora", completa.

Equipes do Observatório da Agricultura Familiar (OAF), ligado à DAS, vão percorrer comunidades rurais no interior do estado para dar suporte aos agricultores a fim de otimizar a produção e catalogar as informações dos produtores familiares nas mais diversas atividades. "As pesquisas na extração da palha da carnaúba, por exemplo, podem contribuir para entender melhor a dinâmica da cadeia produtiva, além de oferecer condições ao pequeno produtor", antecipa o procurador do Ministério Público do Trabalho no Ceará Carlos Leonardo Holanda Silva. "É uma forma indireta de combate aos casos de exploração, inclusive trabalho em situação análoga à escravidão", observa.

O contato mais próximo dos técnicos com os agricultores deve aprimorar métodos de produção, além de favorecer parcerias locais. "Muitas vezes, quem cultiva ou tem um apequena criação não tem conhecimento sobre a quantidade do que é produzido ou mesmo sobre como buscar otimizar os serviços e aumentar a produtividade", exemplifica Aguiar. "O Observatório oferece apoio para tornar esse trabalho mais eficaz, com maior retorno para as famílias", resume.

Sobre o DIEEESE

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos é uma entidade criada e mantida pelo movimento sindical brasileiro. Foi fundado em 1955, com o objetivo de desenvolver pesquisas que subsidiassem as demandas dos trabalhadores.

O DIEESE possui 17 escritórios regionais, cerca de 50 subseções (unidades dentro de entidades sindicais) e atualmente dois observatórios do trabalho (divisões que funcionam dentro de prefeituras, governos estaduais, para subsidiar o poder público com pesquisas e análises).

Assessoria de Comunicação MPT-CE
(85) 3878-8356
ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br

Imprimir