MPT-CE sedia evento para jovens aprendizes em alusão ao Novembro Azul

No encontro, além da palestra sobre prevenção de doenças, houve sorteio de brindes e prestação de serviços de saúde

No dia 13 de novembro, o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) recebeu jovens atendidos pelo Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet) e pelo programa Alcance Profissionalizante para assistirem à palestra sobre cuidados da saúde masculina, em alusão à campanha Novembro Azul.

Lucélia Fernandes, enfermeira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), discorreu sobre mudanças ocorridas na adolescência, principais doenças que acometem os homens, formas de prevenção e educação sexual.

O procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima saudou os presentes e reforçou a importância do cuidado com a saúde. “Geralmente cuidamos da saúde quando ela já está muito desgastada ou quando temos muitos problemas, mas, quanto mais cedo a gente cuidar dela, melhores serão os resultados. A prevenção é sempre a melhor forma de se combater ou de erradicar qualquer problema”, afirmou.

Antonio Lima falou sobre a relevância do programa Jovem Aprendiz. “Essa é uma oportunidade de ampliar conhecimentos. Depois vocês irão para outros tipos de trabalho e não haverá esse momento, não haverá essa oportunidade, serão apenas práticas. Então, é muito importante aproveitar o momento do contrato de aprendizagem, já que a parte teórica do contrato é exatamente isso: a formação cidadã, para o mundo do trabalho e para a vida.”, enfatizou.

O procurador do MPT-CE também abordou sobre os eixos de atuação do órgão em relação à saúde do trabalhador. “O Ministério Público do Trabalho atua em várias pautas, fundamentais e prioritárias, sendo uma delas o meio ambiente de trabalho que é, exatamente, o cuidado com a saúde dos trabalhadores. O Ministério Público do Trabalho, por meio da CODEMAT, que é a Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, tem muito cuidado nas ações de prevenção no tocante ao meio ambiente de trabalho no que diz respeito ao uso dos equipamentos de proteção individual, aos cuidados com a saúde e na prevenção de acidentes, pois existem uma série de medidas que as empresas devem adotar para evitar danos à saúde dos trabalhadores”, destacou.

No período da tarde, houve ainda a participação do vereador Iraguassú Filho, o qual elogiou o evento, reforçou os cuidados que os homens devem ter com a própria saúde e destacou algumas ações do seu mandato em prol das crianças e dos adolescentes. Durante o evento, houve sorteio de brindes, prestação de serviços de saúde e apresentação musical dos jovens Weverson Souza, Emerson Diniz e Renan Souza.

Imprimir