MPT-CE realiza cerimônia de entrega de certificados aos jovens assistidos pelo programa Alcance

O evento marca a conclusão da primeira turma do curso profissionalizante Preparação para o Mundo do Trabalho

No dia 16 de outubro, o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) realizou a solenidade de entrega de certificados aos jovens da primeira turma do Curso de Preparação para o Mundo do Trabalho. O curso integra um dos eixos de formação do programa Alcance, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET) e a Rede Peteca e que conta com o apoio do MPT-CE.

A abertura do evento ficou a cargo de Eliene Carvalho, voluntária do Geeon (organização não-governamental que realiza estudos na área de oncologia e acolhe mulheres com câncer de mama ou com suspeita da doença), que falou sobre o papel dos jovens na prevenção e conscientização do câncer de mama. Em seguida, houve a apresentação dos alunos do Instituto Compartilha e da Companhia Cearense de Dança.

Participaram da cerimônia de entrega dos certificados o procurador do Trabalho e idealizador da Rede Peteca, Antonio de Oliveira Lima; a deputada estadual (PT) e coordenadora-geral do programa Alcance, Jô Farias; a procuradora-chefe do MPT-CE Georgia Aragão e a coordenadora do ISBET Emanuelle Marjuria.

Em sua fala, o procurador Antonio Lima saudou os participantes e destacou a importância do curso para a formação dos jovens. “É com muita alegria que o Ministério Público do Trabalho recebe vocês aqui hoje, nessa data tão importante. O Alcance é um programa idealizado pela Assembleia Legislativa e coordenado pela deputada Jô Farias, a quem parabenizamos e agradecemos a parceria junto ao ISBET, nesse momento inicial de formação profissional para adolescentes e jovens”, declarou.

Na sequência, a procuradora-chefe do MPT-CE Georgia Aragão exaltou a relevância do Alcance. “É uma enorme satisfação estar nesse evento e aproveito para parabenizar a Assembleia Legislativa, representada pela deputada Jô Farias, o ISBET, pela iniciativa de capacitar os jovens, e o procurador do Ministério Público do Trabalho, Antonio Lima”, afirmou.

A deputada Jô Farias também conversou com os jovens e agradeceu a participação no evento. “Queria falar da minha alegria e da honra que tenho de poder estar junto com vocês aqui, a nossa juventude. Minhas palavras hoje são de muita gratidão. Primeiro agradeço a Deus pela oportunidade e por poder proporcionar, a partir do meu trabalho e do meu compromisso, a oportunidade para que a juventude possa trilhar caminhos que vão longe”, compartilhou.

A representante do ISBET, Emanuelle Marjuria, agradeceu a possibilidade de colaborar com a formação de adolescentes e jovens. “Como sempre, somos muito bem tratados no MPT-CE; é um espaço muito lindo e eu fico feliz de poder utilizar essa casa para um evento destinado aos nossos jovens, que são quem interessa de fato. Hoje nós estamos aqui também para conscientizar sobre um assunto tão importante, que é o câncer de mama, por isso foram escolhidas as meninas do turno manhã para participarem e, assim, transferirem o conhecimento que foi muito valioso”, disse.

Ítalo, um dos jovens concludentes, agradeceu a oportunidade de se profissionalizar e afirmou que o curso do programa Alcance o “preparou para o mercado de trabalho”.

Imprimir