MPT- CE sedia plenária para instalação do Fórum Estadual em Defesa do Trabalho Decente

No evento foi aprovado o regimento do Fórum e eleita a coordenação provisória

Aconteceu na última terça-feira (2/10), no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho em Fortaleza, a plenária para implementação do Fórum Estadual em Defesa do Trabalho Decente. O encontro teve a participação de representantes das centrais sindicais para discussão de melhorias das condições de trabalho, aprovação do regimento e eleição da coordenação provisória.

O evento foi mediado por Afrânio Castelo, assessor de articulação política do deputado Renato Roseno (PSOL). Castelo agradeceu o apoio recebido pelo MPT-CE para realização do encontro e destacou a importância da plenária para aprofundar a discussão sobre a organização das relações trabalhistas e formas dignas de exercício do trabalho. “Os temas que envolvem todas as dimensões do trabalho e a urgência da discussão desses temas nos inspiraram a propor a articulação, junto ao Ministério Público do Trabalho e aos sindicatos, para criação de um fórum estadual representativo e plural “, afirmou.

A procuradora-chefe do MPT-CE, Georgia Aragão, saudou os presentes e destacou a relevância do evento, pois “visa buscar estratégias para condições dignas de trabalho”. Na oportunidade, os representantes sindicais compartilharam as principais reivindicações para a classe trabalhadora. Entre elas, destacam-se a valorização da força de trabalho e do movimento sindical; mais segurança, saúde e bem-estar; combate ao assédio moral e sexual no ambiente laboral; elaboração de políticas públicas e o respeito à legislação trabalhista e aos direitos adquiridos.

Durante a plenária, houve a palestra “Significado da Luta pelo Trabalho Decente Hoje”, ministrada pelo economista e professor da Universidade Federal do Ceará, Fábio Maia Sobral. O docente abordou sobre o conceito de trabalho decente na sociedade capitalista atual.

Ao final foi realizada a leitura da proposta de regimento, a qual foi aprovada por aclamação. Além disso, foram escolhidos os componentes da coordenação provisória, cujo mandato irá viger até 1º de maio de 2024.

Imprimir