Força-tarefa previne trabalho infantil em romarias de Juazeiro do Norte

Igrejas, pousadas e pontos comerciais são foco de ações de combate ao trabalho infantil em Juazeiro do Norte. O Ministério Público do Trabalho no Ceará articula a rede de proteção à infância para prevenir a exploração de crianças e adolescentes, principalmente no comércio de artigos religiosos.

Foto: Reinaldo Canato
Foto: Reinaldo Canato

A campanha socioeducativa mobiliza assistentes sociais, conselheiros tutelares, profissionais de saúde e outros servidores públicos. Além das igrejas – dos Salesianos, Franciscanos, do Socorro e Basílica Menor (Matriz) -, as equipes percorrem a Praça Padre Cícero, o Centro de Apoio aos Romeiros e vias públicas para identificar crianças e adolescentes em situação de trabalho.

A ação conjunta e articulada existe desde 2013, quando foi instituído um grupo de trabalho para atuar, de forma estratégica, na prevenção desse tipo de prática. “De lá para cá, já é possível perceber redução expressiva dos casos de exploração e vulnerabilidade”, destaca a procuradora do trabalho Lorena Camarotti. “Hoje essa mobilização existe não só em época de romaria, mas também ao longo de todo o ano, principalmente nos mercados públicos e semáforos da cidade”, detalha.

A mudança do aspecto cultural está entre os principais avanços da ação. “Os romeiros tinham satisfação de dar dinheiro àquelas crianças que cantavam os ‘benditos’ de Padre Cícero, nas ruas. Foi preciso um grande esforço de conscientização sobre os prejuízos desse tipo de prática para a saúde e desenvolvimento emocional e social, na infância”, lembra a assessora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no município, Fátima Vieira.

Imprimir