Servidora cedida ao MPT é semifinalista em Prêmio nacional

Ela certamente nem imaginaria, mas, desde que conheceu o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), lançado no Ceará pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), sua vida profissional ganhou novos contornos e impulsos. O mais recente deles foi divulgado nesta quinta-feira, dia 18 de agosto. Cedida há um ano para atuar no MPT, a professora do Município de Fortaleza Cláudia Maria Maciel Lopes ficou entre os 46 semifinalistas do 7º Concurso Causos do ECA, promovido pelo Portal Pró-Menino, ligado à Fundação Telefônica de São Paulo.

 

O trabalho produzido pela educadora, selecionado entre mais de 1160 inscritos, conta a história de um menino que soube vencer as barreiras pessoais, familiares e sociais e se tornar, já adulto, um grande defensor, entusiasta e articulador dos poderes públicos, entidades privadas e da sociedade civil para a efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com o título “Semeador de Cidadania”, o causo produzido por Cláudia Maciel conta um pouco da vida e atuação do procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, idealizador do Peteca e titular, no Ceará, da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Cordinfância), no MPT.

“À medida em que, como professora do Município indicada para coordenar o Peteca na Secretaria Executiva Regional em que eu atuava (SER IV), pude conhecer o Programa e a história de vida do procurador, que tem tudo a ver com a sua dedicação ao combate ao trabalho infantil, passei a sentir que era algo que merecia ser mais difundido e multiplicado. Contar um pouco desta grande história no Concurso Causos do ECA foi a oportunidade que encontrei para socializar as informações de que eu dispunha, para que sirva de motivação a tantos outros”, explica Cláudia Maciel.

CESSÃO AO MPT - Embora admita que não ficou muito empolgada, no primeiro instante em que foi designada para coordenar o Programa na Regional da Prefeitura que abrange os bairros da Grande Parangaba, Cláudia Maciel ressalva que logo se apaixonou pelo Peteca ao conhecer os objetivos e a metodologia da iniciativa. “A paixão foi tão grande que  me fez buscar ampliar meu espaço de atuação”, destaca. E foi assim que, a partir de agosto do ano passado, após ter sido cedida pelo Município ao MPT, tornou-se assessora técnico-pedagógica do Programa no Ceará.

CATEGORIAS - A organização do Concurso Causos do ECA afirmou, em nota, que a escolha dos semifinalistas foi bastante difícil, por terem sido recebidas ótimas histórias e com temas e discussões de grande importância para a garantia dos direitos infanto-juvenis. Das selecionadas, 38 têm o formato de texto (15 na categoria ECA como instrumento de transformação, na qual se insere o causo escrito pela professora cearense; 15 na categoria ECA na Escola; e oito na categoria Empregados da Telefônica) e oito em vídeo. Os finalistas serão anunciados dia 23 deste mês.

Concurso teve como tema
“Histórias que tecem a rede”

O tema indicado pelo Portal Pró-Menino para o 7º Concurso Causos do ECA foi “Histórias que tecem a rede”. Fazem parte de uma rede a família, as organizações da sociedade (instituições, associações comunitárias, sindicatos, escolas, empresas), os conselhos de direitos, conselhos tutelares e o poder público, em suas várias instâncias. “O sucesso do Programa coordenado pelo procurador se deve, justamente, à habilidade com que ele soube articular toda esta rede para tornar realidade a abordagem em sala de aula do tema trabalho infantil”, ressalta a professora Cláudia Maciel. O texto do causo, em respeito à organização do Concurso, ela mantém em segredo.

SEM VER O TEXTO - Nascido em Morada Nova e criado em Redenção, ambos municípios cearenses, Antonio de Oliveira Lima, ainda menino, trabalhou no campo, ajudando o pai, agricultor. Do Interior veio para a Capital, onde cursou a Faculdade de Direito, na Universidade Federal do Ceará. Há dez anos, tornou-se procurador do Trabalho, após ser aprovado num dos mais difíceis concursos da carreira jurídica no Brasil. Embora tenha tomado conhecimento previamente de que a professora Cláudia Maciel inscreveria o causo tendo sua história como inspiração, ele garante que não teve acesso ao texto, que ainda será publicado pelo Portal Pró-Menino.

Tags: #Trabalho Infantil, #Peteca , #MPTCE

Imprimir