Documentário sobre o acesso de negros ao ensino universitário terá exibição nacional

Obra intitulada "Quadro Negro" será exibida em julho nas universidades públicas de todo país

A exibição do documentário "Quadro Negro", produzido pela Festa Literária das Periferias (FLUP) em parceria com o Ministério Público do Trabalho, foi adiada para julho por conta da Portaria PGR/MPU 60, de 12 de março, que fixou medidas temporárias no âmbito do Ministério Público da União (MPU) para prevenir o contágio do novo coronavírus (Covid-19). Antes, ganharia escala nacional a partir de 21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial. Em Fortaleza, a estreia aconteceria em 23 de março.

A produção é dirigida e protagonizada por jovens negros que entraram na universidade por meio de políticas de ação afirmativa na educação pública nos últimos 20 anos no Brasil. QUADRO NEGRO (60 min, 2019) se debruça sobre histórias e experiências de estudantes que, em sua maioria, foram os primeiros de suas famílias a ingressar no ensino superior. "Um documentário como esse precisava vir acompanhado de um gesto político em defesa tanto das cotas quanto das universidades públicas e gratuitas", destaca Julio Ludemir, idealizador do documentário.

A conversa com os dezesseis jovens apresenta um olhar sensível sobre como o ensino superior se estabeleceu enquanto lugar de invenção de possibilidades de existência para toda uma geração. Mesmo com todas as questões colocadas para pessoas negras após a entrada na universidade, pública ou privada.

As histórias contadas transbordam a esfera particular e ganham força na afirmação de um caminho para a mudança construído por muitas mãos, em diferentes esferas, das afetivas até a das políticas públicas. Em especial no contexto brasileiro de avanço do conservadorismo e de ataques à cultura, à educação e principalmente às instituições de ensino superior, aliado ao acirramento do racismo, machismo e LGBTfobia.

A obra, dirigida por Bruno F. Duarte e Silvana Bahia, também é afirmação no campo cinematográfico, considerando a escassez longas-metragens dirigidos por pessoas negras no Brasil. De acordo com uma pesquisa do Nicho 54 houve mais lançamentos de longas dirigidos por cineastas negros na década de 1950 do que nos anos 2000.

"Esse documentário é importante porque traz narrativas que ainda não foram faladas. Essas referências são importantes para poder inspirar outras gerações, pensar outros tipos de políticas e outros tipos de vivências. E também para mostrar que as universidades se tornaram ambientes muito mais diversos depois das políticas de ações afirmativas", ressalta Silvana Bahia, diretora do documentário.

Para Bruno Duarte, também diretor, é importante mostrar a complexidade do sonho, mesmo em um momento tão duro para as universidades. "Quadro Negro é um filme possível sobre a experiência de jovens como eu, muitas vezes filhos de mães pretas que chefiam suas casas, trabalham em vários empregos, dão conta sozinhas do sustento de filhos e outros parentes, e ainda assim investem o pouco que podem na educação formal de suas crias, apostando em um futuro menos desigual. Caminhamos para os 20 anos das ações afirmativas diante de mais de 300 anos de escravidão. Temos um longo caminho de lutas e reparação à frente", finaliza.

SERVIÇO
Estreia documentário "Quadro Negro"
Data/horário: julho (a definir data e horário)
Local: UFC (auditório da Reitoria)
Av. da Universidade, 2853 - Benfica
A entrada é gratuita e o auditório tem capacidade para 154 pessoas. Interessados devem chegar com uma hora de antecedência para o credenciamento.

 

Quadro Negro Adiado
Quadro Negro Adiado

Imprimir