Divulgado resultado do Prêmio MPT na Escola

Estudantes da rede pública de quatro municípios do interior do Ceará são convidados de honra para a cerimônia de entrega do Prêmio MPT na Escola, a ser realizada dia 28 de novembro, na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília. Sobral, Fortim, Barroquinha e Canindé conquistaram o 1º lugar nas categorias conto, esquete teatral, desenho e poesia. Entre os curta-metragens finalistas, o 2º lugar ficou para alunos de Eusébio e Fortim. Já na categoria conto, os estudantes de São Gonçalo ficaram em 2º colocação.

Participaram da disputa estudantes do Ensino Fundamental de 386 cidades de onze estados e do Distrito Federal, vencedores das etapas estaduais. O trabalho precoce foi a inspiração para as produções artísticas, divididas em dois grupos: 1) alunos de 4º e 5º anos e 2) alunos de 6º e 7º anos. O Ceará chegou à final nacional com doze produções, vencendo 4 delas, duas por grupo.

Para o procurador Antonio de Oliveira Lima, a conquista é fruto de um intenso trabalho. “O melhor resultado, a maior alegria é a redução dos casos de exploração de crianças e adolescentes verificada no Ceará. As premiações, esse reconhecimento é a comprovação de que o trabalho está sendo feito com muita dedicação, carinho e entusiasmo por parte dos educadores”, ressalta.

O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) comemora neste ano uma década de existência e está presente em mais de 140 municípios cearenses. A iniciativa mobiliza quase 350 mil estudantes e mais de 23 mil profissionais de ensino. Entre 2009 e 2015, o estado reduziu em mais de 70% os casos de trabalho precoce, segundo o IBGE. Foi a maior redução registrada no país, no período.

Para acessar a lista de finalistas, clique aqui.

Imprimir