Jovens eleitores dão lição de cidadania e protagonismo no debate político

Caminhada "Mais que promessas" reúne representantes de 19 municípios

Às vésperas do primeiro turno das eleições, adolescentes de 19 municípios cearenses vão dar uma lição de cidadania para representantes do Poder Público. Nesta quarta-feira (3), meninos e meninas participantes do projeto "Saia do Muro" terão oportunidade de percorrer o Centro Administrativo do Governo, no Cambeba, para apresentar propostas a secretários de Estado, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A caminhada "Mais que Promessas" vai marcar o encerramento do projeto, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-CE), TRE e Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará. O objetivo da iniciativa é ampliar a participação de jovens e adolescentes em consultas e debates de interesse público e abrir caminhos para a inclusão dos novos eleitores no debate político.

O grupo de 60 participantes – entre adolescentes e coordenadores municipais do projeto – deve ser reunir a partir das 8h, no escritório do UNICEF em Fortaleza. De lá, eles vão seguir em caminhada, percorrendo o Tribunal de Contas do Estado, Secretaria da Educação, Tribunal de Justiça (TJ-CE) e Secretaria do Planejamento e Gestão. A caminhada deve reunir representantes de Assaré, Crato, Croatá, Eusébio, General Sampaio, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Itapiúna, Itatira, Jaguaribe, Maranguape, Massapê, Mauriti, Monsenhor Tabosa, Pacoti, Palhano, Piquet Carneiro, Quixeré e Tauá.

O projeto foi relançado em agosto, na sede do MPT-CE e ao longo de quase dois meses mobilizou mais de 8 mil participantes de 12 a 23 anos de idade, em 115 cidades do Estado. Eles expressaram opiniões e responderam seis enquetes por meio da plataforma U-Report, presente em mais de 40 países. No Brasil, o Ceará é o estado mais presente no sistema, com cerca de cinco mil participantes. Ao todo, quase 39 mil jovens estão cadastrados.

SERVIÇO
Caminhada "Mais que Promessas"
Local: Centro Administrativo do Estado (Cambeba)
Concentração: escritório do UNICEF em Fortaleza
Horário: das 8h às 12h

Imprimir