Adolescentes em risco social recebem capacitação profissional

Iniciativa é parte do projeto “Quero ser Aprendiz”, do Ministério Público do Trabalho

Nos próximos três meses, quinze adolescentes em situação de vulnerabilidade social vão dar importantes passos para conquistar vagas como aprendizes, em empresas do Ceará. Nessa busca por autonomia, eles terão acompanhamento de uma equipe qualificada para desenvolver uma série de competências. Vão identificar o próprio perfil profissional, além de receber aulas de informática, marketing pessoal e orientações sobre como elaborar currículo. 

O projeto Recomeçar 2 : Traçando Novos Caminhos é resultado da parceria entre o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET) e o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE). “O objetivo é identificar adolescentes em situação de risco social, capacitá-los para serem aprendizes e sensibilizar as empresas para a contratação”, detalha o procurador do MPT-CE Antonio de Oliveira Lima. “É uma oportunidade para aqueles que têm dificuldade de ingressar no mercado por meio dos tradicionais processos seletivos para aprendizes”, completa.

 Os adolescentes atendidos pelo projeto têm entre 14 e 17 anos de idade e foram encaminhados pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de Fortaleza. Em comum, apresentam baixa escolaridade, estrutura familiar fragilizada e são atendidos em unidades de acolhimento institucional. Para a gerente de aprendizagem do ISBET, Emanuelle Marjuria, a maioria só precisa ter oportunidade para transformar a própria história. “O curso oferece a capacitação teórica para que esses adolescentes disputem vagas como aprendizes em condição de igualdade com os demais candidatos”, reforça.

O grupo de quinze alunos formam a terceira turma do projeto Recomeçar. Serão 12 encontros até novembro. Depois, terá início uma nova turma, para mais um curso de três meses. Além da capacitação para o mercado de trabalho, os adolescentes também vão participar de atividades para promover a interação familiar. O curso é uma das iniciativas do projeto Quero Ser Aprendiz, do MPT-CE, que objetiva estabelecer e estimular parcerias – com entidades formadoras, órgãos da Administração Pública e empresas – para garantir e ampliar vagas de aprendizes, nos municípios cearenses.

 

 

 

 

 

 

Imprimir