Trabalhos selecionados no MPT na Escola devem ser inscritos na etapa nacional

Selecionados já disputaram ou estão disputando as fases municipal e estadual. Concurso busca protagonismo de crianças e adolescentes na abordagem artística do tema “trabalho infantil”

Brasília – Trabalhos selecionados nas etapas municipal e estadual do Prêmio MPT na Escola já podem se inscrever na etapa nacional. Disputarão esta fase os primeiros lugares de todas as categorias das duas primeiras etapas, realizadas entre escolas de cada cidade, e, posteriormente, entre os municípios participantes de cada estado. A adesão a esta etapa deve ser realizada pelos coordenadores regionais de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) até o dia 10 de outubro.

O prêmio tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como estimular a dedicação de educadores em ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Para inscrever na etapa nacional os trabalhos selecionados, os coordenadores regionais da Coordinfância deverão encaminhar para o e-mail premiomptnaescola2018@gmail.com as respectivas fichas de inscrição dos trabalhos ganhadores da fase estadual, além dos links dos trabalhos postados no Youtube ou dos textos ou fotos dos desenhos, conforme a categoria. O prêmio conta com seis categorias: conto, poesia, esquete teatral, música, desenho e curta-metragem.

O concurso vem sendo disputado dentro de dois grandes grupos etários: alunos do 4° ou 5° ano, e alunos do 6° e 7° ano, do Ensino Fundamental. Em cada grupo, os alunos estão sendo avaliados nas seis categorias existentes, resultando em 12 ganhadores em cada estado participante.

A avalição dos trabalhos inscritos na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola será   realizada   por   uma Comissão   Julgadora   Nacional,   composta   de, no mínimo, 18 jurados e 3 três suplentes, entre procuradores do MPT,  representantes  de  organismos  internacionais,  órgãos  e  entidades nacionais, parceiros nas ações de  prevenção e erradicação do trabalho infantil e convidados, entre autoridades, escritores, artistas e desportistas que apoiam as ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil.

Serão  premiados  com  medalhas,  troféus  e  certificados  os  trabalhos  que obtiverem as três maiores notas em cada categoria de cada um dos grupos, somados os pontos atribuídos pela respectiva subcomissão julgadora. A entrega dos prêmios aos vencedores do Prêmio MPT na Escola – Etapa Nacional está prevista para 28 de novembro e será realizada em sessão solene promovida pelo MPT em Brasília. A  publicação  do  resultado  dos  vencedores  será  feita pelo  portal  do  MPT (www.mpt.mp.br)  e será encaminhada aos principais veículos de comunicação do país.

Acesse aqui o edital da etapa nacional.

Fonte: Ascom PGT

Imprimir