Projeto Saia do Muro será lançado no MPT-CE

Será lançado nesta terça-feira (14), na sede do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), o projeto Saia do Muro, com o objetivo de promover a participação de adolescentes em debates durante o período eleitoral. A iniciativa é do Unicef em parceria com o MPT-CE (Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente - Peteca), além do Jornal O Povo, Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará e Tribunal Regional Eleitoral.

As pesquisas serão feitas entre os adolescentes cadastrados na Plataforma U-Report, tecnologia permite a participação de jovens e adolescentes em consultas públicas sobre temas de seu interesse, por SMS e redes sociais. A disseminação Da ferramenta é mais um desdobramento da parceria entre Unicef e MPT-CE, que este ano passou a fazer parte da Comissão Estadual do Selo Unicef 2017/2020. “A colaboração com o Unicef fortalecerá ainda mais os projetos e ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil no estado”, explica o procurador do MPT-CE Antonio de Oliveira Lima. “Para isso, é importante estimular a participação política e social dos adolescentes na luta por seus direitos”, defende.

A mobilização teve início em julho, quando estudantes de todo o estado - participantes do Peteca - e membros dos comitês de adolescentes contra o trabalho infantil foram convidados a fazer o cadastro. A ideia é inserir os jovens eleitores em debates públicos baseados nos temas das pesquisas, para trocar ideias sobre os assuntos fundamentais para a garantia de direitos de crianças, adolescentes e famílias.

Os jovens e adolescentes se engajam voluntariamente, com comentários, enquetes e fluxos de perguntas e respostas. Desenvolvida pelo escritório de inovação da Unicef no Quênia, a ferramenta está presente em mais de 40 países e gera dados estatísticos que são levados para autoridades, mostrando a voz dos jovens sobre assuntos como bullying, qualidade da educação, HIV, racismo, violência. Para conhecer mais sobre a plataforma U-Report, clique aqui.

Assessoria de Comunicação MPT-CE
(85) 3878-8356 | 8357
ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br

Imprimir