Décima edição do Prêmio Peteca traz mudanças no regulamento

Termina em 30 de junho o prazo de inscrições dos trabalhos artísticos na 10ª edição do Prêmio Peteca, promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE). Podem concorrer estudantes de Ensino Fundamental de 130 municípios do estado participantes do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Projeto Resgate a Infância: Eixo Educação).

A novidade do regulamento, em relação às edições anteriores, é a divisão do concurso em três níveis, de acordo com as séries: 1) 4º e 5º anos; 2) 6º e 7º anos e 3) 8º e 9º anos. “A mudança traz um critério ainda mais justo de avaliação. Teremos crianças e adolescentes divididos por faixa etária e, portanto, com habilidades semelhantes”, explica o procurador do MPT Antonio de Oliveira Lima. Os trabalhador vencedores nos dois primeiros níveis vão representar o Ceará na etapa nacional da competição.

Os alunos da rede pública poderão apresentar poesias, contos, esquetes teatrais, curta metragens, desenhos e músicas. Cada município poderá inscrever até 18 trabalhos artísticos (seis por categoria). Em 2017, o Ceará foi o estado com o maior número de inscritos na etapa estadual: 456, ao todo. “Com a mudança no regulamento e maior adesão dos municípios ao programa, esperamos mais que dobrar o total de participantes este ano”, antecipa o procurador.

O objetivo do Prêmio Peteca é estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. A iniciativa também reconhece as melhores produções culturais dos estudantes, bem como e a dedicação dos educadores envolvidos na rede de proteção à infância.

As produções artísticas devem abordar o tema trabalho infantil, podendo destacar um ou mais de seus aspectos. As causas, consequências, formas, cenários, políticas públicas, programas, projetos e ações de prevenção e enfrentamento. Para formalizar a inscrição, é preciso preencher o formulário e enviá-lo por e-mail para peteca2008@gmail.com.

Assessoria de Comunicação MPT-CE

(85) 3878-8356 | 8357

ascom.mptce@gmail.com

www.prt7.mpt.mp.br

Imprimir