Festival reúne apresentações artísticas de 26 municípios do Ceará

Iniciativa é modelo de boas práticas de combate ao trabalho infantil no país

O cineteatro do Cuca Mondubim vai receber, nesta quinta-feira (26), um festival com apresentações artísticas de 26 municípios cearenses. No palco, crianças e adolescentes de escolas públicas finalistas do Prêmio Peteca 2017, iniciativa do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) - em parceria com a Associação para Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará e Secretarias Municipais de Educação -, que virou referência no país e no mundo como boa prática de combate à exploração de crianças e adolescentes. Os melhores trabalhos vão representar o Ceará na etapa nacional do Prêmio, quando serão distribuídos R$ 240 mil para os cinco primeiros colocados, de cada categoria.

Ao todo, foram inscritos 456 trabalhos de 102 municípios. Desse total, 31 finalistas farão apresentações nas categorias: esquete teatral, curta-metragem, música, conto, poesia e desenho. Comissões formadas por artistas, jornalistas e profissionais da rede de proteção à infância vão avaliar cada uma das modalidades. Fortaleza chegou à final do Prêmio em três das seis categorias. Os municípios de Barroquinha, Fortim e Granja vão concorrer com dois trabalhos, cada. Também estão na disputa grupos das cidades de Barro, Beberibe, Bela Cruz, Canindé, Cariré, Carnaubal, Cruz, Eusébio, Forquilha, Itaiçaba, Itatira, Jaguaruana, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Pacatuba, Quiterianópolis, Quixeré, Reriutaba, São Gonçalo do Amarante, Tianguá e Várzea Alegre.

Números

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, 152 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos foram submetidas ao trabalho precoce, em 2016. No Ceará, os registros de exploração nessa faixa etária caíram quase pela metade entre 2014 e 2015, de acordo com o IBGE. O total passou de 144.637 para 74.895, melhor resultado no período entre todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Ao se considerar o período de 2004 a 2015, novamente o estado apresentou a redução mais expressiva do país, de 77%.

Um diagnóstico próprio realizado pelo MPT-CE, este ano, revelou que a agricultura e o trabalho doméstico são as atividades que mais concentram casos de exploração de crianças e adolescentes no Ceará, com 21% e 14,35% do total, respectivamente. Foram entrevistados mais de 156 mil estudantes de 9 a 17 anos de idade, em 921 escolas da rede pública.

SERVIÇO
Prêmio Peteca 2017
LOCAL: Cuca Mondubim (Rua Santa Marlúcia, s/n)
DATA: 26/out
HORÁRIO: Das 9h às 17h

Imprimir