Exposição “Sobre o peso das correntes nos teus ombros” revela cenários do trabalho escravo no Brasil

O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) promove a exibição fotográfica, que retrata as condições precárias de saúde, alojamentos miseráveis e insegurança a que ainda são submetidos trabalhadores brasileiros

Está aberta para visitação gratuita a exposição fotográfica "Sobre o peso das correntes nos teus ombros", na sede do MPT-CE, de segunda à sexta, das 10h às 14h. Todas as fotografias expostas foram produzidas durante operações de combate ao trabalho escravo em todas as regiões do país, nos últimos 10 anos, pelo auditor fiscal do Trabalho e foto-documentarista Sérgio Carvalho, que participa de ações em combate à escravidão desde 1996.

 

"Essa foi uma exposição montada especialmente para a inauguração do prédio do Ministério Público do Trabalho no Ceará. Ela usa a fotografia como ferramenta de transformação social, denúncia e sensibilização da sociedade. O objetivo é trazer para conhecimento da sociedade essa chaga, que é o trabalho escravo, que ainda permanece em várias regiões do país", explica o autor Sérgio Carvalho.

Walkley Monteiro, servidora do MPT-CE, relata que a visita à mostra foi uma experiência marcante. "A exposição retrata o problema do trabalho escravo no Brasil. É triste saber que depois de quase 130 anos da libertação da escravidão no Brasil, ainda existem trabalhadores nesse estado degradante", reflete.

A escravidão contemporânea é marcada pela redução da liberdade e da dignidade do trabalhador. O trabalho é considerado análogo à escravidão quando consiste em atividades forçadas, jornada exaustiva, condições precárias ou servidão por dívida (Código Penal, art. 149). No Brasil, de 1995 a 2016, mais de 50.000 brasileiros foram resgatados do trabalho escravo. O Ceará é o 4º estado com maior número de trabalhadores resgatados, com 556 pessoas libertadas nos últimos 10 anos.

Serviço
Exposição Fotográfica "Sobre o peso das correntes nos teus ombros", do foto-documentarista e auditor fiscal do Trabalho Sérgio Carvalho
Avenida Almirante Barroso, 466 - Praia de Iracema (Sede do Ministério Público do Trabalho / 2º andar)
De segunda à sexta
Das 10h às 14h

 

Assessoria de Comunicação MPT-CE
(85) 99123-0209 / 3878-8356 / 3878-8357
ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br

Imprimir